Diferenças entre o aperitivo brasileiro e o francês

Existe uma grande diferença entre o aperitivo brasileiro e o francês. Em todos os dois casos o objetivo é a convivialidade em torno de tira gostos e bebidas.

No Brasil, este momento pode durar horas e sempre foi um ritual importante. Tão importante que ele se estica, ocupa um tempo imenso. A tal ponto que quando o almoço e o jantar são servidos a festa acaba. Um amigo francês diz que no Brasil o prato principal anuncia o fim da festa.

Na França tradicional, o tempo do aperitivo é regulado, curto, e não deve invadir o tempo – e o apetite – da refeição que seguirá. O aperitivo é somente um pequeno momento mais descontraído, onde os convidados se reencontram ou se conhecem. Ele é um prólogo preparativo da clássica refeição entrada+prato+sobremesa.

Mas temos percebido modificações no cotidiano dos franceses graças às novas práticas impostas pelas novas gerações. O tempo da refeição se torna mais curto com a eliminação da entrada ou da sobremesa. Ou dos dois. Hoje, no almoço, quase todos os restaurantes oferecem menus com entrada+prato ou prato+sobremesa ou somente prato+cafezinho.

E o aperitivo?

E o aperitivo? O aperitivo francês se torna cada vez mais importante e os jovens o plebiscitam como um ritual festivo. Na realidade, o aperitivo é o tempo forte da convivialidade. É neste momento que a conversa rola solta, todos circulam, observam, trocam de lugares.

Durante a semana, as saídas after work começam cedo e terminam cada vez mais tarde. Aos poucos, aperitivos e tapas substituem o jantar. Nos fins de semana, os jantares são informais. Os amigos chegam com comidas e bebidas e a refeição clássica vem se transformando em aperô/jantar.

Brincamos que a França está se abrasileirando sem saber. Que as diferenças entre o aperitivo brasileiro e o francês se atenuam. Mas atenção! Aqui, mesmo na hora do aperitivo o vinho continua sendo a bebida preferida. Mas ele anda perdendo terreno para coquetéis e cervejas. Vejamos os números: 34% vinho, 29% coquetéis, 22% cerveja… (leia esse artigo)

Convidamos você para assistir nossos vídeos com receitas preparadas especialmente para o aperitivo francês (clique aqui).


Diferenças entre o aperitivo brasileiro e o francêsConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.