Détaxe ou tax refund é um assunto cheio de pequenas regras e detalhes. Saiba o que é e como fazer a détaxe nas Galeries Lafayette.

O que é a détaxe?

A détaxe ou tax refund é a devolução do imposto TVA (Taxe sur la Valeur Ajoutée) embutido no preço dos produtos comprados na França. Somente as pessoas que não residem na União Europeia têm direito a esse reembolso.

détaxe nas Galeries Lafayette

As Galeries Lafayette

Condições para obter a détaxe

  • Residir fora da União Europeia e ter mais de 16 anos;
  • Ter comprado mais de 175,01 euros no mesmo dia nas Galeries Lafayette (exceto serviços, Lafayette Gourmet e galerieslafayette.com). A vantagem de fazer as compras na Lafayette é que você poderá somar o valor de vários itens baratinhos para atingir o valor mínimo de 175,01 euros;
  • Sua estada na União Europeia deve ser inferior a 6 meses;
  • Sair da União Europeia em até 3 meses após a data da compra.

Passo a passo para fazer a détaxe nas Galeries Lafayette

Os brasileiros têm um local exclusivo para fazer a détaxe nas Galeries Lafayette. Trata-se do espaço Le Concierge, situado no 5° andar da loja principal.

Recepção do espaço Le concierge, no 5° andar das Galeries Lafayette

Se você gastou na Lafayette (exceto serviços, Lafayette Gourmet e galerieslafayette.com), no mesmo dia, um mínimo de 175,01 euros, se dirija ao Le Concierge munido das notas, de seu passaporte e do nosso voucher exclusivo (abaixo).

Clique aqui ou sobre a imagem para baixar o voucher.

Lá você será atendido em salas reservadas, por funcionários que falam português e irá obter o formulário da détaxe calmamente, sem enfrentar as filas no térreo da loja. Nesse momento você irá optar entre receber a devolução do imposto no cartão de crédito (12% do valor total das compras) ou em espécie (nesse caso a porcentagem é de pouco mais de 10% do valor total das compras).

détaxe nas Galeries Lafayette

Escritório do Le Concierge, no 5° andar das Galeries Lafayette

Apresentando o voucher acima, os leitores do Conexão Paris têm um benefício exclusivo: acesso ao lounge VIP do Le Concierge. Lá você poderá relaxar e tomar um café ou uma água. E, se pretende continuar a vida de turista por Paris, a Lafayette entrega as compras no seu hotel.

detaxe nas Galeries Lafayette

O lounge VIP do espaço Le Concierge, no 5° andar das Galeries Lafayette

A grande novidade das Galeries Lafayette e que, caso você tenha optado por receber a devolução do imposto em espécie, o espaço Le Concierge agora possui um terminal que presta esse serviço! Super simples e prático. Basta escanear o código de barras do formulário de détaxe e a máquina libera o dinheiro do reembolso.

détaxe nas Galeries Lafayette

Máquinas para o reembolso em espécie.

Lembrando que, nas compras acima de 250€, nosso voucher também dá direito a um cupom de 25€ para ser usado em um dos 5 restaurantes da Lafayette (leia aqui). Apresente o voucher e o comprovante de compras na recepção do Le Concierge para retirar o cupom.

No aeroporto

Mas atenção, o processo de détaxe não acaba na Lafayette.

Se você faz seu check-in de volta para o Brasil (ou de saída da União Europeia) em Paris, antes de fazê-lo, precisa escanear o formulário da détaxe nos terminais PABLO (clique aqui e leia nosso artigo sobre o PABLO). Não é preciso enviar o formulário pelo correio.

Se o seu check-in de volta para o Brasil é em outro país da União Europeia, você deve, nesse país, procurar a aduana, carimbar o formulário, colocá-lo no envelope pré-pago fornecido pela Lafayette e colocar o envelope em uma caixa do correio.

Liquidações de verão

Lembrando que as grandes liquidações (soldes) de verão começam na próxima quarta-feira, dia 28/06, e vão até o dia 08/08. Os descontos começam em 30%.

détaxe nas Galeries Lafayette

Cartaz sobre as liquidações (soldes) de verão que começam no dia 28 de junho.

Leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette, clique aqui.

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.

Horários: segunda a sábado de 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00. Abre também nos seguintes feriados: 8 e 25/05, 5/06, 14/07, 15/08, 1 e 11/11.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.