Para nós, que moramos em Paris e trabalhamos com turismo, é sempre interessante saber o que os turistas acharam da cidade. O leitor Edu Von nos conta suas impressões de Montmartre após ter ficado hospedado no bairro.

Maio 2017

The Outsider em Paris …ou melhor: Le Outsider à Paris…

Agora que já fui até na feira do bairro comprar minhas maças, posso dizer que não sou mais um simples turista. Sério, até alguns já me pararam para pedir informação!

Basílica do Sacré Cœur (foto: Alfonso de Tomas no Shutterstock)

Pela terceira vez na ville lumière, sinto-me mais à vontade para andar pela cidade e começar a me misturar aos locais, mesmo sem dominar o idioma. Mas isso um dia eu resolvo.

Na primeira vez, passeios obrigatórios pelos pontos turísticos que fazem parte do (in)consciente coletivo. Na segunda vez afastei-me para os parques, boulevares e museus diferentes. Agora é tempo de foco e zoom em Montmartre. Escolhi o bairro por sua história, acolhimento e clima descolado. Não é moderninho como “Marré” ou chique como 7ème arrondissement, o bairro da Torre Eiffel.

Mas Montmartre é la butte (a colina) mais simpática, cheia de atrações e lugares escondidos da maioria dos simples turistas mortais.

Rua a rua, se pesquisar antes, vai encontrar ecos do passado de arte e cultura que permeiam o lugar. Quase se pode sentir a presença de artistas, pintores, ver os moinhos funcionando, ouvir música e os animais das casas desta antiga e distante periferia rural dos anos 1900.

A Place du Tertre, Praça dos Artistas. (foto: Alessio Catelli no Shutterstock)

Picasso, Utrillo, Modegliani, Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Tolouse Lautréc, dentre muiros outros, moravam ou vinham se divertir por aqui.

Arquitetura também é linda, como a Villa Léandre, a casa de [Adolf] Loos, Poulbot, Picasso, e tem até uma estátua saindo de um muro!!

Acredite: tem dois cemitérios por aqui, vinhedo que ainda produz, teatros, lojas de tecidos coloridos, pintores de rua, torre com caixa d’água, cinemas, café do filme, uffa!!!

Vinhedos de Montmartre (foto: Pics Factory no Shutterstock)

Sem falar nas escadas! Prepare-se. O melhor spa do mundo está aqui. Não custa nada e suas pernas vão doer no fim do dia… mas por uma boa causa.

Aqui o sagrado vai desde o martírio de Saint Denis (ano 253) até a construção da Sacré Coeur no início do século XX.

A Rue des Abbesses divide um pouco a região. Oferece comida e bebida, boas lojas e comércio variado. Tem praças que vai ter que descobrir!

O pecado mora ao lado: Pigalle. Na parte de baixo do morro está o bairro boêmio e erótico da cidade. Pigalle concentra muitos cabarés, sex shops e afins na região.

Famoso pelo Moulin Rouge, sempre achamos lugares bacanas por perto quando temos tempo para “flâner” (caminhar sem preocupação…) pela cidade.

O Moulin Rouge (foto: FCG no Shutterstock)

Pão é Pão: a Boulangerie (“padaria”) Pacífica fica na 15 Avenue Trudaine (atrás da Place Anvers) e é mais uma experiência que deixa saudade. Não porque é uma ótima boulangerie de bairro, mas pela cortesia, alegria e atenção gentilmente dadas pelas donas. Os sorrisos sinceros de felicidade e amor pelos pães e massas servidas são mais gostosos que as melhores boulangeries do mundo… que ficam aqui perto, em Abesses. Grato meninas.

Enfim, Montmartre é um resumo de Paris e tem tudo de bom: igreja, museu, café, bebida, pecados e perdões, artistas e arte, parisienses e muitos turistas!! Eu já estou mais para viajante!!

A bientôt!!

Edu Von, 53 anos, engenheiro mecânico com MBA pela USP, apaixonado por arte, arquitetura, blues, estética, design, gente educada e Paris.


Na nossa agência online Minha Viagem Paris você encontra uma deliciosa visita guiada por Montmartre, clique aqui para saber mais.


Montmartre

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.