Visitamos o Museu Camille Claudel, situado na cidade de Nogent-sur-Seine, perto de Paris. Leia nossas impressões.

Nossa visita

Por mais cansativo que uma viagem bate e volta possa ser, é sempre um prazer e uma emoção – pelo menos para nós que vivemos em Paris – escapar um pouco da rotina da cidade e mergulhar no interior da França.

Há cerca de duas semanas fomos visitar o Museu Camille Claudel, situado na cidade de Nogent-sur-Seine, a cerca de 1 hora de trem de Paris. OK, não é super interior da França mas, mesmo assim, é um programa fora de Paris.

Museu Camille Claudel

No caminho entre a estação de trens e o museu.

No dia da nossa visita – um dia que começou cinza – a cidade estava praticamente deserta. Fizemos sozinhos o caminho de ida e volta entre a estação de trem e o museu. Nele havia poucos visitantes, o que é sempre bom para o turista.

Museu Camille Claudel

A entrada do Museu Camille Claudel

 

Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Pesquise os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.

 

O Museu Camille Claudel

A visita ao Museu Camille Claudel é uma experiência intimista e introspectiva. Não há o impacto da arquitetura esplendorosa e da vastidão monumental do castelo de Versailles e nem a exuberância quase erótica dos jardins de Monet em Giverny. O museu é minimalista e seco, bem distante do romantismo do Museu Rodin ou do Museu Bourdelle.

Tudo isso, mais o fato de termos tido dificuldades em publicar as stories no Instagram por causa do 3G fraco, deixou o passeio um pouco melancólico.

Museu Camille Claudel

Uma das salas do museu dedicada às esculturas para os espaços públicos.

O grande trunfo do Museu Camille Claudel é conseguir mostrar a evolução do trabalho da artista desde às suas primeiras obras (sob o monitoramento de Alfred Boucher), passando pela época de Rodin até chegar ao momento em que ela se afastou deliberadamente da companhia e da influência do grande escultor.

Ao todo, estão expostas cerca de 40 obras de Camille.

Museu Camille Claudel

Persée et la Gorgone, escultura em mármore de Camille Claudel

Além de Camille, o museu presta homenagem também a outros três escultores que, durante o século 19, tiveram ligações com a cidade de Nogent-sur-Seine: Marius Ramus, Paul Dubois e Alfred Boucher. Há também uma grande seção sobre a escultura francesa do século 19, considerado a Idade de Ouro dessa arte na França.

 

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence

 

Nossa conclusão sobre o Museu Camille Claudel

Esse é um programa para os turistas que já conhecem os pontos turísticos de Paris e as atrações mais famosas ao redor da cidade (citamos várias delas nesse artigo). Ou então para aqueles apaixonados por Camille Claudel e sua obra.

Se sobrar tempo entre o final da visita e a partida do trem para Paris, passeie pelas imediações do museu e sinta o clima de calma de Nogent. Caso não sobre, não fique triste, não há nada imperdível.

Clique aqui e leia nosso outro artigo sobre Camille Claudel e seu museu.

Informações práticas

Museu Camille Claudel: 10 rue Gustave-Flaubert, Nogent-sur-Seine, França.

Na Gare de l’Est em Paris pegue um trem com destino a Nogent-sur-Seine (clique aqui e compre suas passagens). A viagem dura cerca de 1 hora. Depois ande cerca de 1à minutos até o museu.

Horários de funcionamento: terça a sexta de 11h as 18h e sábados e domingos de 11h as 19h. Fechado às segundas e nos dias 1° de janeiro, 1° de maio, 1° de novembro e 25 de dezembro

Preço do ingresso: 7€ com direito ao audioguia.

Leia também

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris