O novo episódio da série Personagens de Paris é com Marty e Miss Dee, uma dupla de dançarinos rockabilly – o rock dos anos 50 que faz sucesso até hoje na França.

Quando pensamos em rock ‘n roll, a França não é o primeiro país que vem à cabeça. No entanto, o rockabilly, aquele rock dos anos 50 cujos representantes mais conhecidos são Elvis Presley e Bill Halley e o filme “Grease – Nos tempos da brilhantina”, ainda hoje faz muito sucesso por aqui.

O amor especial dos franceses pelo rockabilly pode talvez ser explicado pelo fato do gênero ter surgido logo após a 2ª Guerra Mundial, período horrível e triste não só para a França como para toda a Europa. Após anos de sofrimento e privações, a sociedade precisava de algo animado, leve e escapista que a fizesse superar os horrores do passado.

O rockabilly foi sendo levado através das décadas pela geração que foi jovem na época de seu surgimento. No caminho foi atraindo adeptos das novas gerações. O fato dele ser propício à dança a dois contribuiu muito para que não fosse esquecido. Como dissemos nesse artigo, os franceses sabem e apreciam dançar o gênero.

A cultura rockabilly sempre foi forte em Paris. Ela engloba não somente os clubes e boates onde é o ritmo é dançado como também brechós, bares e restaurantes. Assista ao nosso vídeo sobre a vintage store Mamie Blue. Clique aqui e acesse o site Fifties Sound. Nele é possível saber sobre shows, festas, mercados das pulgas e tudo o mais que gira em torno do universo rockabilly.

Os franceses e a dança

Os franceses amam dançar a dois. Por toda Paris há inúmeras boates, eventos e festas onde é possível dançar a dois os mais variados estilos musicais além do rockabilly: salsa, mambo, bolero, tango. Nós já citamos vários desses locais nesse artigo. Durante os meses mais quentes do ano acontece às margens do Sena e principalmente às margens da Bassin de la Villette vários bailes gratuitos de dança de salão que atraem dançarinos de todas as idades. Muitos deles chegam caracterizados.

A maioria dos dançarinos leva a o hobby a sério e, para não passar vergonha no dancefloor, fazem até mesmo aulas de dança de salão como os oferecidos pelo Centro de Dança do Marais. E, em algumas soirées, antes que a festa em si comece, há até mesmo instrutores que ensinam os passos básicos.

E não são somente os ritmos mais “jovens” que encantam os franceses. Unindo arte, cultura, história e divertimento, alguns museus promovem bailes de época em seus salões centenários e ricamente decorados. Um exemplo recente é o Museu Orsay, que promoveu em 2016 vários bailes cujo inspiração temática veio da exposição então em cartaz. Clique aqui e leia o depoimento de uma leitora do blog que participou de um deles.

Para quem quiser ir a um desses bailes de época, o Castelo de Versailles promove no dia 29 de maio um grande evento inspirado na visita do czar Pedro o Grande ao castelo em 1717. O baile acontecerá exatos 300 anos após a recepção dada ao czar russo. Nós falamos em detalhes desse evento, chamada Fêtes Galantes, nesse artigo.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.