A Cité de l’Architecture et du Patrimoine, museu da arquitetura situado na Praça do Trocadéro, inaugura no próximo dia 21 de abril uma exposição que busca decifrar a figura do arquiteto ao longo da história.

Dizem que a arquitetura é a 2ª profissão mais antiga do mundo. Desde sempre os arquitetos ajudaram os poderosos – reis, papas, estadistas, banqueiros e empresários – a materializar e mostrar para o mundo o poder que tinham.

Apesar disso, foi somente depois do sucesso do Museu Guggenheim em Bilbao – e também graças às novas mídias – que os arquitetos começaram a ficar mais famosos que suas obras. Hoje em dia muitos deles passaram a ser conhecidos pelo grande público por seus nomes e sobrenomes e a fazerem parte da cultura pop de um modo em geral.

a figura do arquiteto

A pirâmide do Louvre, obra do arquiteto I.M. Pei (foto: David Bertho no Flickr)

Assim como usar um vestido Chanel confere status à pessoa que o veste, ter o seu edifício projetado por um dos starchitects – ou seja, os arquitetos-estrela – do momento às vezes é mais importante que o prédio em si.

Os arquitetos, assim como os estilistas, sempre ficaram naquela área cinza do “é arte ou não é?”. A percepção popular que se tem deles é que são intransigentes, perfeccionistas, excêntricos e cools. Por experiência própria, digo que ser arquiteto é um trabalho duro que requer muito amor e dedicação.

A exposição

A exposição “L’Architecte. Portraits et clichés” se propõe a decifrar através de imagens (pinturas, gravuras, esculturas, fotos, ilustrações e filmes) não só a “pessoa arquiteto” mas também a “profissão arquiteto”.

Seu objetivo é mostrar o aparecimento e a evolução da figura do arquiteto (quem foi o 1° arquiteto do mundo? A aparência e o estilo pessoal deles são naturais ou bem planejados?) e também sua formação, universo criativo, vocabulário, métodos e ferramentas de trabalho.

Posteres da exposição. À esquerda o arquiteto Claude Parent fotografado por C. Masson. À direita o arquiteto Jacques Lemercier pintado por Philippe de Champaigne em 1644.

Exposição “L’Architecte. Portraits et clichés” na Cité de l’Architecture et du Patrimoine: 45 avenue du Président Wilson, 75016. Metrô linhas 6 e 9; estação Trocadéro. Em cartaz de 21 de abril a 04 de setembro, de 2017 de 11h as 19h. Preço: 9€.


a figura do arquitetoNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris