Nesse último sábado aconteceu uma performance inusitada no Museu do Louvre que deixou o público e os seguranças alvoroçados.

Paris tem fama de ser a capital mundial das greves, das manifestações e dos protestos. Mas nem sempre essas manifestações e protestos envolvem centenas de pessoas e se desenrolam nas ruas. O último deles aconteceu no Louvre – o museu mais famoso do mundo – e envolveu somente uma pessoa. Quem nos contou o ocorrido e enviou as fotos foi a guia brasileira e parceira do Conexão Paris, Zildinha.

Ela nos disse que no sábado, dia 15 de março, por volta das 18:00, um tumulto começou a se formar na sala da Monalisa. Em princípio todos pensaram que se tratava de uma briga. De repente uma mulher se despiu – ficando somente de corselet e botas dominatrix – e sentou de pernas abertas sobre a bancada em frente ao quadro da Monalisa. Acompanhando a performance, uma outra mulher tocando violino e uma terceira gritando “Mona! Lisa!”.

No começo os seguranças tentaram impedir a artista mas foram instruídos a deixarem a performance acontecer. Como o museu já estava sendo esvaziado para o fechamento, que acontece às 18:00, a sala não estava tão cheia como de costume mas a performance causou frisson entre os presentes.

performance inusitada no Museu do Louvre

A artista Deborah di Robertis e sua performance-prostesto em frente à Monalisa.

A artista performer

A performer em questão é a artista franco-luxemburguesa Deborah de Robertis que já havia feito duas outras performances-protesto semelhantes no Museu Orsay. Clique aqui para ler nosso artigo sobre elas. Segundo Deborah, seu trabalho é sobre trazer para o mundo real as modelos/musas dos pintores famosos, tirando-as do papel passivo de simplesmente posar. Ela escolheu fazer a performance nessa data, 15 de abril, pois é o dia do nascimento de Leonardo da Vinci, o pintor da Monalisa.

performance inusitada no Museu do Louvre

A performance-prostesto em frente à Monalisa da artista Deborah di Robertis.

Cremos que dessa vez Deborah não conseguiu a divulgação e a exposição na mídia que sempre vem atrelada ao seu trabalho. Não encontramos nenhuma referência à sua performance nos sites franceses de notícias.


Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.

No site Minha Viagem Paris você reserva a visita guiada ao Louvre – e a vários outros museus – com a Zildinha, além de passeios guiados a pé pelos principais bairros de Paris. Clique aqui e aqui para saber mais.