The World’s 50 Best Restaurants, o Oscar da gastronomia, contemplou este ano seis restaurantes franceses.

A fabulosa cerimônia do The World’s Best Restaurants foi em Sidney, na Austrália. De acordo com o site francês Atabula, uma comparação entre The World’s 50 Best Restaurants e Michelin transformaria a festa do guia francês em evento de supermercado de zona industrial das grandes cidades.

Entre os seis franceses eleitos, alguns deles já testamos, outros estão na nossa “lista de desejos”. A proposta deste artigo é fazer uma comparação de preços entre restaurantes e entre os “menus almoço”, mais baratos. Para aqueles que não sabem, o menu na hora do almoço é sempre mais barato que o do jantar. Aliás, nos bons restaurantes o menu é oferecido somente no almoço. E consideremos que ele seja uma excelente alternativa para aqueles que gostariam de conhecer os restaurantes gastronômicos e não querem ou não podem gastar somas exorbitantes. Em restaurantes mais simples, o menu almoço se desdobra em ofertas com dois ou três pratos. Na alta gastronomia, o menu almoço supõe que o cliente seguirá o ritual clássico de entrada, prato e sobremesa.

Os eleitos

Mauro Colagreco

O primeiro francês eleito, Mauro Colagreco (número 4), não está em Paris e sim na Côte d’Azur. Seu restaurante Mirazur fica na cidade de Menton, ao lado de Mônaco.

A proposta do Mirazur é baseada em menus fixos.

Menu 65 euros, somente no almoço, nas quartas, quintas e sextas. A proposta não é valida no verão – julho e agosto – e dias feriados. Os outros são propostos no almoço e no jantar. Menu Inspiration por 110 euros, menu Carte Blanche por 160 euros, menu Signature com as famosas receitas do chef por 210 euros.

Aberto de quarta até domingo no almoço e jantar. O restaurante costuma fechar no inverno europeu.

Mirazur: avenue Aristides Briand, Menton.

Alain Passard

O segundo é o chef Alain Passard (número 12) do restaurante Arpège em Paris. Nós testamos a cozinha legumeira deste maravilhoso chef (leia aqui).

O chef propõe um menu no almoço por 145 euros, válido de segunda até sexta. A conta com escolha no cardápio ficaria em torno de 277 euros.

Aberto de segunda até sexta no almoço e no jantar.

Arpège: 84 rue de Varenne, 75007 Paris.

Alain Ducasse

O terceiro chef é Alain Ducasse (número 13) com seu restaurante do Plaza Athénée em Paris. No almoço é oferecido um menu por 210 euros. Uma refeição escolhida no cardápio custaria em torno de 310 euros.

Restaurante aberto no almoço nas quintas e sextas. No jantar de segunda até sexta. O restaurante fecha do final de julho até final de agosto.

Hôtel Plaza Athénée: 25 avenue Montaigne, 75008 Paris. 

Yannick Alléno

O quarto chef é Yannick Alléno (número 31) e seu restaurante Pavillon Ledoyen em Paris. O menu do almoço custa 135 euros. Escolha no cardápio ficaria em torno de 230 euros.

Restaurante aberto no almoço de segunda até sexta e no jantar de segunda até sábado.

Alléno Paris au Pavillon Ledoyen: 8 avenue Dutuit, 75008 Paris. Clique aqui para reservar uma mesa.

Bertrand Grébaut

O quinto chef é Bertrand Grébaut (número 35) do restaurante Septime em Paris. Este nós já testamos e cliquem aqui para lerem o artigo.

No almoço, a única opção é um menu a 35 euros que atrai multidões. Dificílimo reservar uma mesa. No jantar, a escolha no cardápio ficaria em torno de 70 euros.

Aberto no almoço das terças até sextas e no jantar das segundas até sextas.

Septime: 80 rue de Charonne, 75011 Paris. 

Pascal Barbot

O sexto chef é Pascal Barbot (número 46) do restaurante Astrance em Paris. A proposta do chef são menus surpresa. O cliente escolhe o preço e daí para frente o chef é que manda. O menu escolhido será servido para todos os convivas da mesa.

No almoço temos dois menus. O mais barato se chama Menu Déjeuner, 70 euros. Se o cliente quiser harmonizar os vinhos com este menu, o preço sobre para 120 euros. O segundo, Menu Saison 150 euros com os ingredientes da estação. Se adicionarem opção harmonização, ele passa para 230 euros. O Menu Astrance custa 230 euros e com os vinhos, 350 euros.

Aberto de terça até sexta feira.

Astrance: 4 rue Beethoven, 75016 Paris. Clique aqui para reservar uma mesa.

Uma observação, quase todos os restaurantes gastronômicos fecham sábado e domingo ou somente domingo. Um hábito que pode chocar certos turistas acostumados com a tradição das saídas dos fins de semana.


World's 50 Best RestaurantsConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris