Quer conhecer Paris fora dos circuitos banais? Quer visitar um monumento desconhecido no centro da cidade?

A visita da Chapelle Expiatoire faz parte da Paris fora dos circuitos banais. A capela foi construída como uma homenagem aos soberanos mártires e como um testemunho histórico da condenação à morte de Louis 16 e Marie Antoinette.

Estamos em 1814, o período revolucionário terminou e a monarquia foi restabelecida. Neste contexto, Louis 18 transfere os corpos de seu irmão Louis 16 e de Marie Antoinette, que se encontravam na basílica de Saint Denis, para a capela. A Chapelle Expiatoire foi construída sobre o antigo cemitério da Madeleine, local onde os corpos dos executados eram colocados.

A capela foi ameaçada de demolição várias vezes pois era vista como símbolo do Antigo Regime. Enfim, em 1914, ela será classificada como monumento histórico.

Capela Expiratória

A capela é uma obra arquitetônica singular com influências da antiguidade romana, da idade média e do Renascimento. Ao mesmo tempo uma obra discreta. Ela lembra aos visitantes a vocação dupla do lugar, a prece e a lembrança.

Interessante entender a arquitetura do monumento. Quem passa pela rua, não vê a capela. É necessário passar por um percurso solene para atingí-la. Entramos no pequeno square onde ela se esconde, passamos por uma grande porte e nos encontramos no vestíbulo. Daí subimos alguns degraus e caímos em um jardim cheio de luz. Desde o square até o jardim as paredes são decoradas com os monogramas de Louis 16 e Marie Antoinette.

No jardim, a capela está situada no final de um gramado que na realidade é um Campo Santo. Quer dizer, o local onde estão os ossos dos revolucionários que aí foram enterrados. Dos dois lados do gramado, túmulos simbólicos perpetuam a lembrança dos militares do Regimento Suiço encarregados da segurança do rei. Eles foram assassinados quando Louis 16 foi feito prisoneiro em 1792.

Chapelle Expiratoire

Atravessamos o Campo Santo e uma vez no interior estamos diante de uma bela decoração iluminada por aberturas zenitais.

Capela Expiratória

Estátuas de mármore branco representam Louis 16 e Marie Antoinette. Abaixo das estátuas, temos o testamento de Louis 16 e a última carta que Marie Antoinette escreveu para sua cunhada.

Chapelle Expiratoire, cripta

Dos dois lados das estátuas, escadas nos levam para a cripta. Foi neste espaço confinado que ficaram os corpos reais até serem enterrados.

Square onde se encontra o monumento

Todo este conjunto se encontra em uma pequena square, logo após as Galeries Lafayette e o Printemps.

A Capela Expiatória é tão secreta que nem mesmo os parisienses a conhecem. Testei junto aos amigos, ninguém sabe da sua existência. Um discreto monumento que nos lembra momentos difíceis e sofridos da história francesa.

O endereço exato é Square Louis XVI, 29 rue Pasquier, 75008 Paris.


Paris fora dos circuitos banais

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.