A Galeries Lafayette celebra a criatividade do continente africano.

De hoje até o dia 25 de junho, a Galeries Lafayette Paris Haussmann apresenta o evento Africa Now. Composto por exposições, happenings, lojas efêmeras e conferências, o evento celebra o dinamismo da produção cultural africana atual. Por toda a loja é possível admirar o trabalho de artistas, fotógrafos, estilistas e criadores vindos da África.

Galeries Lafayette celebra a criatividade do continente africano

Africa Now

Principais atrações

  • Sob a belíssima cúpula art nouveau da loja principal está a instalação do artista Joel Andrianomearisoa. Nascido em Madagascar, ele divide seu tempo entre sua cidade natal, Antananarivo, e Paris. A obra – poética e política – exposta na Lafayette fala sobre amor não correspondido, sobre estar dividido entre duas realidades e sobre a África. Mas sem cor e sem imagens, somente palavras brancas impressas sobre panos pretos.
Galeries Lafayette celebra a criatividade do continente africano

A instalação do artista Joel Andrianomearisoa sob a cúpula da Lafayette.

  • Na galeria de arte da Lafayette – a Galerie des Galeries, localizada no 1° andar da loja principal – está em cartaz a exposição “Le Jour Qui Vient”, apresentando trabalhos de 15 artistas africanos da nova geração. Alguns deles mostrados pela 1ª vez na França. Assim como o continente africano, as obras são ecléticas e tratam de temas universais (como o amor e os perigos do plástico), de identidade, origem e tradição. A entrada é gratuita, a exposição vai até o dia 10/06.
  • As vitrines principais voltadas para o boulevard Haussmann foram concebidas em torno das fotos do nigeriano Lakin Ogunbanwo. Antes de se tornar fotógrafo de moda, Lakin havia estudado Direito na Nigéria e na Inglaterra. Suas fotos são inspiradas nas fotos de estúdio feitas na Nigéria nos anos 60 e 70. Os produtos mostrados na vitrine mesclam peças especialmente concebidas por marcas europeias para o evento Africa Now e também peças de estilistas africanos.
Galeries Lafayette celebra a criatividade do continente africano

As vitrines principais da Lafayette foram concebidas em torno das fotos de Lakin Ogunbanwo.

  • Apesar de várias marcas como Maje, Rad, Max Mara, Furla terem feito peças exclusivas para o evento, as mais interessantes e autênticas são as da marca Château Rouge (à venda no 2° andar da Lafayette) e as encontradas na loja efêmera do Marché Noir (3° andar). Château Rouge é uma região parisiense habitada basicamente pelos africanos e seus descendentes e é também uma marca que usa os tradicionais tecidos wax (sobre os quais nós já falamos aqui) para fazer roupas contemporâneas e urbanas (leia nosso artigo aqui). Marché Noir é um brechó e casa de chás localizado no Marais (pertinho da Square du Temple) que, além de peças de 2ª mão, vende também grifes vindas da África e peças de fabricação própria de inspiração africana. Uma dessas grifes é a BazaraPagne, do Togo, cuja coleção atual tem inspiração nos quimonos japoneses é foi feita com os tecidos wax porém pretos e não mega coloridos como estamos acostumados. A Marchê Noir desenvolveu vestidos/túnicas inspirados nas vestes de países do norte da África.
Galeries Lafayette celebra a criatividade do continente africano

Roupas da marca Château Rouge à venda no 2° andar da Lafayette

Galeries Lafayette celebra a criatividade do continente africano

A pop up store do brechó parisiense Marché Noir

Grande Parada

No próximo domingo, dia 02 de abril, durante todo o dia acontecerão eventos relacionados ao Africa Now nos 3 prédios da Lafayette: street food; ateliês; visitas guiadas à exposição “Le Jour Qui Vient” e um super parada às 15:15. Clique aqui para ver todo a programação do dia.

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.


As Galeries Lafayette oferecem benefícios exclusivos aos leitores do Conexão Paris, clique aqui para saber mais.

Leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette, clique aqui.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris