A visita do licor Bénédictine na Normandia é uma dica ideal para você conhecer um dos mais sofisticados produtos franceses.

Nós somos adeptos do turismo industrial. Gostamos de visitar indústrias, pequenas ou grandes, famosas ou não. Do pequeno fabricante de óleos essenciais na Córsega à usina do Airbus em Toulouse, tudo nos interessa. E o turismo industrial é uma das maneiras para conhecer um país e entrar em contato com sua cultura.

A nossa proposta de hoje é a seguinte. A Normandia é uma das mais bonitas regiões da França.O Bénédictine é um dos licores mais conhecidos e gostosos do mundo.

Aproveite sua estadia na França para conhecer a Normandia e visitar a maravilhosa sede de uma grande marca francesa.

Palácio Bénédictine em Fécamp

Onde

O licor Bénédictine é fabricado na cidade de Fécamp onde se encontra o espalhafatoso castelo construído especialmente para a marca.

A história do Bénédictine é antiga. Ela teve sua origem na Abadia de Fécamp e a fórmula mágica foi criada pelo monge Dom Bernardo Vincelli. Em 1510 o licor era um famoso elixir fabricado por Bernardo com as ervas medicinais colhidas nas falésias de Fécamp. Até a revolução francesa, em 1789, o elixir foi fabricado pelos Bénédictins.

Em 1863, um negociante de vinhos de Fécamp, chamado Alexandre Le Grand, encontrou na biblioteca familiar um antigo documento com a fórmula do elixir dos Bénédictins. Ele obtém em seguida, junto aos superiores des Bénédictins em Roma, o direito de utilisar o nome assim como o logotipo da Abadia de Fécamp.

Licor Bénédictine

Assim renasce o Bénédictine com a menção D.O.M. que significa Del Optimo Maximo. Deus absolutamente bom, absolutamente grande.

Palácio Bénédictine em Fécamp

Alexandre Le Grand erige um castelo, inaugurado em 1888, somente para acolher seu prestigioso licor. Mas em 1892 o palácio será destruído por um incêndio proposital. Um novo castelo será construído e inaugurado em 1900. Mas sem a presença do seu proprietário, falecido em 1898.

Palácio Bénédictine em Fécamp

Palácio Bénédictine de Fécamp

De estilo eclético, o castelo chama a atenção dos passantes. A decoração interna segue os exageros das fachadas externas. Ele possui uma biblioteca com obras herdadas da Abadia de Fecamp. A parte mais interessante da visita são as áreas destinadas à fabricação do licor.

Salão de chá e espaço degustação

O palácio possui um espaço salão de chá/degustação agradável. As receitas gastronômicas utilizando o Bénédictine são inúmeras. Algumas hiper famosas. Nós adoramos o Café Bénédictine, veja a receita abaixo.

Licor Bénédictine

O licor Bénédictine é uma mistura de 27 plantas e especiarias. A preparação é lenta e exige várias etapas.

B&B

A marca possui outro produto tão conhecido quando seu licor. Trara-se do B&B. A história do B&B começou na época de Ernest Hemingway, no início do século 20. O célebre escritou evoca em um dos seu livros um cocktail feito com Bénédictine e Brandy. Rapidamente esta receita virou moda nos bares de New York.

Em 1937, a sociedade Bénédictine passou a produzir, na França, sua própria mistura : bandy, especiairias, mel e Bénédictine. Assim nasceu o B&B. Desde esta época, B&B é destilado e repousa em barris de carvalho no Palácio Bénédictine.

Suflê de Bénédictine

Receitas

O Bénédictine é ingrediente para várias receitas clássicas da gastronomia francesa. Entra elas o suflê Bénédictine.

Bater 8 gemas com 4 colheres de sopa de açúcar e 4 colheres de Bénédictine. Bater e claras em neve. Incorporar as duas preparações. Assar 10 minutos a 180 graus.

E nos dias mais frios, lembre-se do Café Bénédictine: colocar 4 cl de Bénédictine em um copo alto ; acrescentar café bem quente, sem açúcar. Cobrir com creme de leite batido. Toque final: uma nuvem de chocolate em pó.

Informações práticas

Atenção aos horários de funcionamento.

10/02 até 31/03 : 10.30 – 12.30 e 14.30 – 17.30

01/04 até 07/07 : 10.00 – 13.00 e 14.00 – 18.30

08/07até 03/09: 10.00 – 18.45 non-stop

04/09 até 05/11 : 10.00 – 13.00 t 14.00 – 18.30

06/11 até 14/12 : 14.00 – 17.00

16/12 até 0701 2018 : 10.30 – 12.30 e 14.30 – 17.30

O espaço degustação e a loja ficam abertas das 10h até 19h non stope, nos fins de semana, nos feriados de maio, e de junho até setembro.

O castelo fecha dias 1 de maio, 25 dezembro e 1 de janeiro.


Leia outros artigos sobre a Normandia. Eles te ajudarão na organização da sua viagem. Clique aqui e leia o artigo sobre o as falésias de Étretat e a ponte da Normandia. Clique aqui e leia o artigo sobre o trajeto Paris/Normandia.


Visita do licor Bénédictine na NormandiaNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.