Essa semana a famosa concept store parisiense colette comemora 20 anos de existência.

A loja colette (assim mesmo, com letra minúscula) foi fundada pela dupla de mãe e filha Colette Roussaux e Sarah Adelman em 1997. Colette, que na época tinha uma loja de roupas na região do Sentier (área famosa por suas lojas de atacado e pronta-entrega), queria lançar um novo negócio como sua filha Sarah. A ideia inicial era algo que envolvesse arte, livros e design. A dupla alugou então um espaço no térreo do prédio onde moravam, no n° 213 da rue Saint Honoré e, no dia 20 de março de 1997, inauguraram colette, a loja.

colette comemora 20 anos

Vitrine dessa semana da colette com os emblemáticos produtos IKEA adesivados com as bolinhas azuis, marca registrada da colette. A colette muda suas vitrines toda semana. A cada domingo, Colette – a mãe –  está na loja montando as vitrines da semana seguinte.

Concept store – loja conceito

O grande atrativo da colette, em uma época onde isso não era comum, foi misturar arte, livros e design com moda, quinquilharias e restaurante. Além disso, a loja sempre focou nas novidades, sendo mais uma lançadora de tendências e de novos talentos do que uma seguidora do status quo. Dizem suas criadoras que nada disso foi premeditado, elas estavam apenas seguindo seus instintos e vontades e fazendo o que era possível.

O local passou mais e mais a atrair a atenção de todos (mídia, insiders do mundo da moda e do público em geral) pela sua originalidade e mix de produtos. A fama permitiu que eles lançassem produtos exclusivos em colaboração com grandes marcas: Chanel, Apple, Coca-Cola, IKEA…

colette comemora 20 anos

Antes das fast fashions como Zara e H&M, a colette já introduzia novos produtos e mudava tudo que estava exposto a cada semana.

A maioria dos produtos é cara? Sim. Estamos falando de alta moda, produtos de luxo, itens exclusivos e de edição limitada. Mas é possível comprar chaveiros, revistas, lembrancinhas e pequenos objetos por preços equivalentes a de outros locais parisienses. Nós vamos à colette uma vez por mês e não compramos nada; vamos para ver as novidades, as pessoas e sentir o zeitgeist. Hoje em dia, mais do que uma concept store, colette é um ponto turístico de Paris e passagem obrigatória para quem se interessa por novidades em geral.

Os 20 anos

Para comemorar seus 20 anos, colette lançou uma série de produtos edição limitada em parceria com inúmeras marcas. Alguns deles:

  • Smartphone OnePlus 3T;
  • Óleo essencial “R de colette”, que traz para nossas casas o cheirinho característico da loja;
  • Ursinhos de marshmallow criados pelo pâtissier Cyril Lignac;
  • Quando não existia iTunes Store e nem Spotify, os fanáticos por música esperavam ansiosamente o lançamento das coletâneas da colette para saberem quais eram as bandas do momento e as do futuro. Apesar de todo o vanguardismo da loja, ela ainda continua a vender cds e a lançar suas coletâneas nesse formato. Para marcar seu 20° aniversário, foi lançada uma nova compilação com 20 músicas presentes em coletâneas anteriores – uma de cada ano de existência da loja. Todas as músicas fizeram muito sucesso mundo afora e marcaram épcoca. Você pode ouvi-las aqui.

Mas o “produto” mais legal e divertido lançado pela colette para comemorar seu aniversário é THE BEACH. Trata-se de uma imensa piscina de bolinhas transparentes (fazendo alusão aos dois círculos que são o logo da loja) construída dentro da nave central do Museu das Artes Decorativas. A piscina parece, na verdade, um grande banho de bolhas de sabão.

colette comemora 20 anos

THE BEACH, a piscina de bolinhas da colette montada na nave central do Museu das Artes Decorativas.

Só o contraste da leveza e simplicidade (conceitual e formal) da piscina de bolinhas com o rebuscamento e seriedade do local já tornam a ideia genial.

Estivemos lá no dia da inauguração e fizemos uns videozinhos:

THE BEACH funciona até o dia 25/03, das 11:00 às 18:00 (no dia 23/03 até às 20:45), no Musée des Arts Décoratifs (107 rue de Rivoli, 75001 – metrô linhas 1 e 7, estação Palais Royal Mussée du Louvre). ENTRADA GRATUITA.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris