A prefeita Anne Hidalgo quer acabar com a sujeira nas ruas de Paris.

Um dos comentários frequentes feitos pelos leitores do blog é que há muita sujeira nas ruas de Paris. Na comparação com outras cidades da Europa – especialmente Londres – e mesmo da França – como Bordeaux – Paris perde feio no quesito limpeza urbana.

A culpa é de quem?

Alguns colocam a culpa nos turistas que, no afã dos passeios e das descobertas, acabam esquecendo que as lixeiras existem. Mas Londres costuma receber mais turistas que Paris e parece não sofrer desse problema.

Se você costuma frequentar os bares em Paris ou se já passou na porta de algum prédio de escritórios já reparou nas pessoas fumando do lado de fora. Invariavelmente essas pessoas – a maioria parisienses – jogam a guimba do cigarro no chão. Pois é, as 350 toneladas de guimbas de cigarro recolhidas todo ano das ruas de Paris não são obra dos turistas. Nem os cocôs dos cachorros nas calçadas.

sujeira nas ruas de Paris

Lixo deixado em ponte do Canal Saint martin (foto
welcometocanalsaintmartin no Instagram)

Como dissemos aqui, o Canal Saint Martin também sofre com o lixo deixado às suas margens – ou mesmo dentro dele – depois de um final de semana ou de um dia de sol.

Mas é somente a falta de educação e de civilidade dos parisienses que deixam a cidade suja?

Em grande parte sim, mas também faltam lixeiras e até um recolhimento mais frequente do lixo. Durante o verão, nos parques e praças da cidade, a quantidade e o tamanho das lixeiras não são suficientes para o volume de lixo produzido em poucas horas de piquenique. Invariavelmente os dejetos transbordam para o chão e dali se espalham pela cidade.

sujeira nas ruas de Paris

Lixeiras em dia de piquenique (foto: Jean-François Gornet no Flickr)

Novas medidas

Com o objetivo de reverter essa situação e combater a sujeira nas ruas de Paris, a prefeita Anne Hidalgo, lançou recentemente um plano de 10 pontos. Segundo ela, limpar a cidade é a prioridade máxima do momento. Para isso ela conta com a conscientização e mudança na mentalidade dos parisienses. Como diz a prefeita – e também já diziam nossos pais: ninguém joga lixo no chão de casa e portanto não deveria jogar lixo nas ruas da cidade.

As medidas:

  1. Mais funcionários de limpeza pública que poderão ser contactados pela população para limpezas urgentes ou localizadas.
  2. Equipe noturna de limpeza. Atualmente a limpeza geral das ruas é feita pela manhã. A ideia é criar outra equipe para fazer a limpeza noturna em 11 dos arrondissements mais problemáticos assim como em Montmartre e no Canal Saint Martin.
  3. Mais carrinhos elétricos de limpeza de ruas e calçadas.
  4. Mais fiscais multando os infratores. Atualmente a multa para quem joga guimba de cigarro no chão ou não recolhe o cocô do cachorro é de 68€.
  5. Processar quem deixar objetos usados (colchões, sofás, móveis, aparelhos de tv) nas ruas da cidade.
  6. Combater os ratos! 1,5 milhões de euros foram reservados para esse objetivo.
  7. Mobilizar e conscientizar os parisienses.
  8. Educação nas escolas.
  9. Aplicativos pelos quais a população possa avisar às autoridades de problemas relacionados à limpeza urbana.
  10. Obrigação de empresas, bares e restaurantes de colocar cinzeiros na parte externa dos estabelecimentos. Quem não o fizer perderá a licença de uso das calçadas.

Clique aqui e leia outro artigo sobre as novas propostas da prefeita de Paris para tornar a cidade ainda mais linda e agradável.


sujeira nas ruas de ParisNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.