Novo método prevenção câncer do seio usando o faro de cães está sendo implementado na França.

O respeitado Instituto Curie de Paris acabou de anunciar que um novo método de prevenção ao câncer do seio possui uma eficácia de 100%. O novo protocolo é fácil e barato. Ele se chama Kdog: a descoberta dos tumores cancerosos é feita pelo odorato de um cachorro.

Novo método prevenção câncer do seio

mm

Sim, isto mesmo. O Instituto Curie comprou dois malinois, Thor e Nikios. Após uma formação em detecção precoce do câncer do seio, eles executaram perfeitamente o trabalho pedido. A capacidade de descoberta das células cancerosas dos animais foi classificada em 100%.

Na realidade o uso do faro dos cães na detecção de doenças não é novo. Outros países desenvolvem também programas para a prevencão do câncer na bexiga, do pulmão e a monitoração do diabete tipo 1. Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos avançam nesta área com resultados excelentes.

Como funciona o protocolo francês?

A paciente, na hora de dormir, coloca dois lencinhos dentro do sutiã, em contato com a pelo dos seios. No dia seguinte ela envia os lencinhos para o laboratório. Eles serão cheirados pelos cachorros treinados.

Novo método prevenção câncer do seio

KDog, projeto francês

Este projeto é resultado do trabalho de uma equipe pluridisciplinar em torno do Instituto Curie. Os membros da equipe são pesquisadores, enfermeiros e expecialistas cinófilos. O desenvolvimento do projeto foi possível graças à um financiamento participativo de 100.000 euros, coletados via plataforma HelloAsso.

Como o resultado deste novo método de prevenção foi espetacular, ele passará por uma nova fase chamada “estudo clínico” e poderá obter financiamentos do programa hospitalar de pesquisa clínica. Esta segunda etapa contará com quatro cachorros e mil mulheres voluntárias. Ela se desenvolverá durante um período de três anos: 2018/2021.

Dois novos cachorros de raças diferentes e treinados por outra equipe entrarão para o “grupo” do projeto. Desta vez, o que será provado é que o protocolo Kdog não depende da raça do cachorro nem do seu mestre.

Ficamos entusiasmados com este dispositivo simples, não invasivo e relativamente barato. Ideal para países onde os aparelhos de diagnósticos são raros.

A pessoa que lançou esta idéia se chama Isabelle Fromantin. Ela participa de projetos de tratamentos paliativos do Centro da Luta contra o Câncer. Ela é vice presidente da Sociedade Francesa das Feridas e Cicatrização.

O Kdog possui uma página Facebook. Se quiserem saber mais, cliquem aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris