Dica de salada do inverno: endívia e romã.

A endívia é consumida geralmente no inverno. Tradição obriga. Se hoje encontramos este produto o ano todo, ela foi durante anos um legume do inverno europeu.

Cultura da endívia

A endívia é um produto frágil e deve ser tratada com delicadeza até o prato do consumidor. As folhas devem ser branquinhas – sem manchas cor ocre – e com as pontinhas amareladas. A endívia não existe em estado selvagem. Ela é uma invenção de séculos passados. A endívia é um produto da sombra e sua cor branca se explica pela ausência total de exposição à luz. Cultivada dentro de caves ou espaços confinados, à 20 graus, a endívia é incapaz de realizar a fotossíntese.

Além do seu sutil gosto amargo, a endívia possui um crocante delicioso. Ela é consumida crua ou cozida. Crua, ela se harmoniza perfeitamente às nozes, queijos, maçã, presunto ou magret de pato defumado.

O segredo consiste em sobressair seu gosto discreto, sem o anular com acumulação de sabores carregados.

Nós adoramos a endívia e a declinamos de várias maneiras. Quando a servimos crua, realizamos a salada clássica com um toque pessoal. Nós acrescentamos romã, fruta discreta e maravilhosa. Nós servimos a receita abaixo em prato principal. Completamos a refeição com uma seleção de queijos e sobremesa.

Salada do inverno: endívia e romã

Receita para 4 pessoas

. 4 pequenas ou 3 grandes endívias

. 1 maçã vermelha

. 1 romã grande

. 1 bol de nozes

. 1 bol de uvas passa

. 1 bol de queijo seco tipo mimolette cortado em quadradinhos. Eu uso o mimolette envelhecido.

. azeite, vinagre perfumado com framboesas, pimenta do reino e sal.

Salada do inverno: endívias e romã

Modo de preparo

Cortar as endívias ao meio e em seguida em fatias fininhas. Quanto menor mais os sabores se misturam. Lavar e reservar. Descascar e cortar a mação em pedacinhos. Abrir a romã e separar os grãos. Picar as nozes.

Misturar todos os ingredientes e temperar com o molho vinaigrette preparado com azeite, vinagre de framboesas, pimenta do reino e sal.

Nós gostamos de servir com fatias de presunto cru.


Salada do inverno: endívia e romãConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.