Por que a supressão dos sinais de trânsito em Paris? O que motiva esta medida?

A medida pode surpreender, mas a Prefeitura de Paris acabou de tomar a decisão de suprimir os sinais de certos cruzamentos da cidade.

Qual a tese que fundamenta esta escolha?

Supressão dos sinais de trânsito em Paris

A primeira vista, a ausência de sinal vermelho para os carros seria uma ameaça suplementar para os pedestres. Mas parece que é exatamente o contrário.

O código oficial prevê que todo pedestre que coloca os pés nas faixas de pedestres tem prioridade. Regra que não é respeitada nas ruas de Paris. Os sinais tricolores, na realidade, aumentam a vulnerabilidade dos pedestres. Ficou provado que os condutores prestam menos atenção aos pedestres e às bicicletas quando os sinais balizam o trajeto.

Eu mesma dirijo com muito mais atenção nas ruas suíças, sem sinais em vários cruzamentos importantes, do que nas ruas de Paris.

O que está por trás da nova proposta da Prefeitura de Paris é uma tese do Massachusetts Institute of Technology (MIT). De acordo com este estudo, 14% dos acidentes acontecem em cruzamentos com sinais tricolores.

Supressão dos sinais de trânsito em Paris

A medida

Até 2018, alguns dos 1805 sinais parisienses serão suprimidos. Por enquanto esta medida será aplicada somente nas zonas 30 de Paris (zonas com velocidade máxima 30 km/hora).

Esta mesma medida permitirá também economia de eletricidade e manutenção.

Os sinais serão substituídos por placas e avisos de “cédez le passage” ou “STOP”.

Nesta área Paris está atrasada. Várias cidades francesas já deram este passo, entre elas Bordeaux e Rouen. Em todas elas os resultados são positivos. Quando os sinais são suprimidos, os condutores prestam mais atenção quando se aproximam de uma passagem pedestre. E os pedestres olham duas vezes antes de atravessar uma rua.

As experiências conduzidas em outros países – Estados Unidos e Holanda – revelam que esta medida permite uma redução rápida de 25% de acidentes.

Sem os sinais, todos os usuários, motorizados ou não, se aproximam dos cruzamentos mais lentamente. O que quer dizer que todos assumem melhor a responsabilidade cívica. A medida se encontra dentro da proposta atual de tornar as cidades mais agradáveis, mais calmas, menos perigosas e poluídas.


Supressão dos sinais de trânsito em ParisAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.