Exposição em Paris: quando a roupa causa escândalo é um artigo para aquelas e aqueles que gostam de moda e história.

Um artigo escrito por Dione Occhipinti, autora dos guias Paris Moda: do alto luxo ao luxo acessível e O Bom & Barato das Compras em Paris

“Indumentária correta exigida, quando a roupa causa escândalo”

Está em cartaz no Museu das Artes Decorativas a exposição “Indumentária correta exigida, quando a roupa causa escândalo“.

As exposições de moda em Paris sempre me surpreendem. Pela organização, pesquisa, forma como são apresentadas e riqueza do acervo. Mas essa agora me causou ainda mais entusiasmo. O tema da exposição é inovador e extremamente interessante.

Aqui o tema não é um período da história da moda, um estilista, ou uma marca… Estamos falando de códigos de indumentária, o que também chamamos de “dresscode”. Regras que foram instituídas em regulamentos e se tornaram parte da cultura da época.

Aqueles que seguiam esses regulamentos à risca se tornavam referência de elegância e sofisticação. E passavam a serem admirados e elogiados.

Os outros, aqueles que não se rendiam aos parâmetros estabelecidos, eram vistos de forma negativa. Eram criticados por infrigirem valores morais, sociais e religiosos. E se tornavam fonte de escândalos.

Aí todo o interesse da exposição. O tema relata épocas passadas mas continua atual e faz parte do nosso cotidiano.

incorreto x correto

A exposição

Por esta razão o museu optou por uma mostra sem ordem cronológica. As peças expostas são reunidas por temas e organizada em três partes distintas.

A primeira em torno de conselhos e regras com textos mostrando o que é considerado certo e o que é considerado errado.

A segunda parte revela a divisão de regras em relação ao gênero. O que é feminino? O que é masculino?

A última parte reúne detalhes das indumentárias que foram ou são considerados “demais”. Muito curto, muito decorado, muito chamativo, muito decotado, muito volumoso…

Ao longo de quase 300 peças do acervo – roupas, acessórios, objetos – o que ressalta é a reprimenda à ousadia. E assim viajamos através dos personagens da história.

Joanne D’Arc foi censurada pelas roupas masculinas; Maria Antonieta, ao posar com seu vestido camisa de algodão e chapéu de palha, chocou pela simplicidade; Brigitte Bardot ao se casar sem vestido de noiva e chapéu chocou pelo seu traje “desapropriado”.

Quando a roupa causa escândalo

Viajamos também pelo mundo dos estilistas e das grandes marcas.

Como o escândalo do new look de Christian Dior em 1947. No pós-guerra, quando ainda se utilizada ticket de racionamento, seus vestidos com longas metragens de tecido chocaram.

Exposição em Paris

O escândalo do desfile da Vuitton quando Marc Jacobs propôs um pijama estilo anos 70 para ser usado nas ruas. E o escândalo de Galliano ao apresentar uma coleção Dior inspirada nos mendigos de rua.

Durante o percurso da exposição descobrimos as origens antigas de regras vigentes até hoje. Por exemplo, por que o capuz causa impressão negativa? Durante o século 14 o capuz já era considerado subversivo por dissimular o rosto de malfeitores. Seu uso foi proibido por ordem do Charles 6. Em 2005, a mesma peça foi proibida em um centro comercial de Londres.

Um país tão ligado à moda como a França procura temas diversos para expor sua rica coleção com um novo olhar. Desta vez, este tema pouco explorado nos leva à questões ligadas à Sociologia da Moda.

Indumentária correta exigida, quando a roupa causa escândalo: até o dia 23 de abril no Musée des Arts Décoratifs, 107 rue de Rivoli 75001. Estação Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 e 7.


Conheça o guia de moda ParisModaParis: do alto luxo ao luxo acessível, escrito pela personal stylist Dione Ochippinti, e descubra os endereços que fazem de Paris a capital da moda. À venda no nosso site Minha Viagem Paris.

 

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.