Caminhar, flanar, manifestar são atividades que definem bem a maneira de ser francesa.

Acabei de ler uma excelente entrevista sobre uma atividade humana prazerosa, essencial e simples: caminhar.

Já que os europeus e especialmente os franceses adoram caminhar; que Paris é conhecida como a cidade ideal para flanar; que Paris é mundialmente conhecida como a capital das manifestações, resumimos aqui os pensamentos do historiador – e grande caminhante – francês Antoine de Baecque.

Comparada ao alpinismo, caminhar é um tema de pesquisa relativamente recente para a História e a Sociologia. Sem dúvida alguma porque caminhar é uma atividade modesta, sem grandes datas e heróis.

Caminhar é democrático, qualquer pessoa exerce esta atividade. Caminhar é igualitário. Os caminhantes se cruzam nas montanhas sem diferenciações sociais. Todos juntos e todos iguais no mesmo caminho.

Caminhar como peregrinação, caminhar como manifestação política, caminhar como prazer e diversão. Caminhar adquire várias conotações.

E caminhar na cidade, o famoso flanar?

O flaneur apareceu nos meados do século 19. Flanar é observar, captar as mudanças da cidade. Paris ficou conhecida graças aos flaneurs que percorriam suas passagens, suas ruas observando os detalhes urbanos, os passantes, os monumentos e as curiosidades.

O caminhante na cidade inventou o cinema: ele é o primeiro travelling da história.

caminhar, flanar, manifestar

Caminhar, flanar, manifestar. Patrick Batard no Flickr

E o caminhar como manifestação política?

Caminhar é um modo de reivindicação não violenta. Caminhar é uma forma de resistência e de denúncia. Aquele que manifesta caminhando é frágil, pacífico e exposto ao poder da repressão e da brutalidade injusta.

Por isso caminhar se tornou um modo de protesto e de revindicação histórica que amedronta os governos. Ele revela o poder da repressão dos mais frágeis.

Inúmeros são os exemplos históricos da caminhada como maneira eficaz de barrar o poder. O historiador cita Gandi contra o colonialismo, os negros americanos pelos direitos cívicos, os Sioux do Dakota contra o oleoduto.

caminhar, flanar, manifestar

Caminhar, flanar, manifestar. Thien no Flickr

E qual a virtude de caminhar?

Caminhar é um maneira de se conhecer. Caminhando o homem alcança seu “eu” físico e moral pelo mecanismo mesmo da caminhada, como um fenômeno de hipnose. Caminhar cria a resistência moral e física para o passo após passo infinitamente recomeçado; resistência ao cansaço e aos sofrimentos como uma droga euforizante. Ao mesmo tempo, caminhar nos permite uma comunicação imediata com o ambiente. O caminhante está aberto à tudo aqui que ele cruza: flores, paisagens, encontros…

Antoine de Baecque publicou Traversée des Alpes, essai d’histoire marchée (Gallimard, 2015), Ecrivains randonneurs (Omnibus, 2014) e Histoire de la Marche (Perrin, 2016).

O texto acima é um resumo de artigo publicado no jornal Libération por Catherine Calvet. Clique aqui.

caminhar, flanar, manifestar

Nós do Conexão Paris aprendemos a caminhar aqui na Europa. Caminhar durante horas, caminhar o dia todo, caminhar 20 km por dia, caminhar nas montanhas, nas florestas. E sobretudo caminhar nas cidades. É assim que as conhecemos, passo após passo, olhar afiado e coração aberto.


caminhar, flanar, manifestarAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.