A análise dos presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos é uma maneira de conhecer qual a imagem que os governos franceses desejam propagar.

A lista dos presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos nos revela também a personalidade de alguns dos presidentes franceses.

Na cerimônia da posse de Trump, vimos sua esposa subir as escadas da Casa Branca com um presente nas mãos. Um presente diplomático para o casal Obama.

Este fato nos lembrou um artigo interessante sobre a questão dos “presentes diplomáticos” na França.

Presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos

Presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos

Qual é o ponto em comum entre um lenço Hermès, uma caneta S.T. Dupont e um relógio Bernard Richards? Estes três objetos luxuosos fazem parte da lista dos principais presentes oferecidos pela França aos Estados Unidos.

O Jornal Le Parisien pesquisou os arquivos do departamento de estado americano e fez a lista dos diplomatic gifts entre USA e França. A lista oferece uma leitura original das diferenças culturais entre os dois países. E diga-se de passagem, os Estados Unidos é o país mais transparente sobre a questão. O período pesquisado foi 2002/2015.

Quando oferecemos um presente estamos oferecendo uma imagem. Na troca de presentes diplomáticos a imagem da França é ligado ao classicismo e ao luxo.

O jornal define classicismo como nada de moderno, de audacioso, de mal gosto. A França oferece: vinhos, bolsas, lenços, relógios, obras de arte, objetos de decoração, canetas, perfumes, jóias, caves para charutos.

Os presentes mais audaciosos foram uma sela de cavalo oferecido por Sarkosy à George Bush. Um fac-simile de cartas diplomáticas de Benjamin Franklin à Louis XVI ofertas por Sarkosy à Obama. E a obra integral Asterix oferecida por Sarkosy às filhas Obama.

Sarkozy, sem dúvida alguma, foi o mais audacioso de todos. Mas longe da audácia de Obama que ofereceu um iPad à rainha da Inglaterra.

Presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos

Presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos. Canetas S.T. Dupont

Presentes clássicos, mas luxuosos

A França prestigia suas indústrias do luxo e o savoir faire de seus artesãos.

Primeira marca oferecida: Hermès. Condoleeza Rice, Hillary Clinton, Laura Bush et Michelle Obama ganharam lenços, acessórios para golfe, canetas, toalhas de praia, pulseiras, todos fabricados por Hermès.

Presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos

Presentes diplomáticos entre França e Estados Unidos. Relógio B.R.M.

Vários relógios masculinos fabricados por Bernard Richards atravessaram o Atlântico. Isto torna o relógico B.R.M. o equivalente masculino do lenço Hermès. Muitas canetas S.T.Dupont também atravessaram o Atlântico. O que ainda? Bolsas Dior e Chanel, jóias Daum, cristais Baccarat e Lalique.

O departamento de estado americano lista todos os presentes recebidos e estipula também o preço de cada um deles.

O jornal não resistiu à tentação de fazer a lista dos presidentes mais generosos (ou gastadores). Durante o mesmo período Hollande gastou 14.591 dólares, Chirac 20.183, Sarkozy 90.479.

Quais foram os presentes que atravessaram o Atlântico em sentido contrário? Quais presentes foram oferecidos pelo governo americano ao govêrno francês?

A questão fica sem resposta. A França não participa do movimento “transparência” que reina nos USA, no Canadá e no Reino Unido. Dommage.


Presentes diplomáticos entre França e Estados UnidosO guia de moda e compras Paris: do alto luxo ao luxo acessível, escrito pela personal stylist Dione Occhipinti, é um mapa do tesouro fashion em Paris. Nele você encontra todos os endereços importantes, mais os segredinhos que só os parisienses conhecem. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.