No episódio dessa semana da série “Personagens de Paris”, a estrela é o patinador.

Quem já passeou pela ilhas Cité e Saint Louis em um domingo qualquer com certeza já os viu. Uma turma de patinadores, trajados à la ancienne, fazendo acrobacias na ponte que liga as duas ilhas. Eles são os Fanfarons de Paname, esportistas-acrobatas-artistas que levam para as ruas da cidade sua técnica e seu gingado embalados pela atmosfera da Paris do começo do século XX.

O vídeo de hoje apresenta um dos integrantes dessa trupe, Marc Angel, que conta um pouco de sua história e vocação.

Os rollers

A cultura do patins roller é bem forte em Paris. Eles são usados por alguns como meio de locomoção rápida e até por profissionais que fazem entregas e atividades do gênero. Existem grupos que também treinam, fazem acrobacias e se exibem em outros locais públicos da cidade, como a Place du Palais Royal ou a Place de la Bourse, porém sem a pompa dos Fanfarons.

No entanto, a atividade roller mais divertida que acontece em Paris são os passeios pelas ruas da cidade que reunem centenas de patinadores. As duas principais associações que promovem esses passeios são a Rollers & Coquillage (sobre a qual já falamos aqui) e a Pari Roller. As duas são reconhecidas pela prefeitura de Paris e recebem o apoio logístico necessário para a realização dos passeios. A participação é gratuita!

Rollers & Coquillage

Os passeios da Rollers & Coquillage acontecem aos domingos à tarde (quando o tempo permite) e duram cerca de 2h30. Os patinadores saem da Place de la Bastille às 14:30, vão até o outro lado da cidade, próximo aos Bois de Boulogne, onde há uma pausa, e voltam para a Bastille, onde chegam entre 17:00 e 17:30. Veja o percurso completo no mapa abaixo. Esse passeio é mais familiar, descontraído e divertido.

Percurso do passeio do Rollers &Coquillages

Percurso do passeio do Rollers &Coquillages

Pari Roller

Quem procura mais adrenalina vai preferir o passeio da Pari Roller. Ele se chama Friday Night Fever e, como o nome indica, acontece todas às sextas-feiras (quando o tempo permite). O percurso começa (às 22:00) e termina (à 01:00) na Torre Montparnasse e tem 24,5km. Ele passa pelo Invalides, Torre Eiffel, Trocadéro, Arco do Triunfo, Ilha Saint Louis, entre outros pontos importantes da cidade.  Por ser noite, todos os locais estarão dramaticamente iluminados o que contribui ainda mais para a beleza do passeio. Um verdadeiro city tour insólito

Percurso do passeio do Pari Roller

Percurso do passeio do Pari Roller

Clique aqui e veja nossos videos com outros personagens de Paris.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.