Muitos leitores nos perguntam qual o melhor local para passar réveillon em Paris: a Torre Eiffel ou o Arco do Triunfo?

A Torre Eiffel é o monumento ícone de Paris e da França e por isso turistas e parisienses se congregam ao seu redor na virada do ano. Porém, não há comemorações ou eventos oficiais organizados no local. A Torre pisca habitualmente a cada hora – o que tem um significado especial na virada do ano – e pronto.

Na avenida Champs Élysées também não havia nenhum evento especial de réveillon até o ano de 2014. As pessoas se encontravam, estouravam suas champanhes à meia-noite e depois voltavam pra casa. Temos aqui no blog um artigo que mostra a decepção dos turistas com a falta de comemorações (clique aqui para ler).

réveillon em Paris

Réveillon 2015/2015 na avenida Champs Élysées/Arco do Triunfo (foto: AP/CHRISTOPHE ENA)

Porém, no réveillon 2014/2015 a prefeitura de Paris organizou, pela primeira vez na história da cidade, um espetáculo de luzes e imagens projetadas no Arco do Triunfo. A experiência foi super bem recebida e repetida em 2015 de forma mais discreta, apesar dos atentados ocorridos em novembro daquele ano.

Esse ano o espetáculo volta a acontecer com força total! A partir das 20h a Champs Élysées fica interditada para a circulação de carros. Talvez haja, até mesmo, um pequeno show de fogos de artifício após o espetáculo.

Conselhos práticos

Quem pretende ir até a Champs Élysées deve prestar atenção ao fechamento das estações de metrô da avenida no dia 31/12:

  • a estação Charles de Gaulle – Étoile fica fechada das 20h à 01h;
  • as estações Franklin D. Roosevelt, Champs-Élysées Clemenceau e Kléber ficam fechadas das 21h à 01h;
  • as opções que restam para o acesso de metrô à avenida Champs Élysées são as estações Georges V (linha 1) e Concorde (linhas 1, 8 e 12), que fica bem no início da avenida.

Todos esses locais terão forte vigilância, proteção e controle. Não só como prevenção à ataques terroristas como também a fim de coibir as confusões comuns nas grandes aglomerações urbanas. Algumas regrinhas para a festa:

  • É “proibido” ficar bêbado! Quem for pego vagando embriagado pode ser levado para as celas de “desembriagamento” e receber uma multa de até 135€.
  • As garrafas de vidro também são proibidas nesses 3 locais entre 20:00 do dia 31/12 e 05:00 do dia 01/01, ou seja, nem estourar uma champanhe à meia-noite será possível!
  • Os fogos de artifício também são proibidos no período das festas de fim de ano. Paris é uma cidade que pega fogo fácil.

Outras opções

O Conexão Paris sempre aconselhou seus leitores a evitar as ruas nesse dia devido ao frio, à multidão e à dificuldade para voltar para casa (clique aqui e leia nosso artigo sobre o funcionamento do metrô nesse dia). Sempre sugerimos a dobradinha “espetáculo + jantar”.

Temos um artigo com dicas de espetáculos, clique aqui.

Para quem prefere uma noite divertida e inusitada com espetáculo e DJ, indicamos o cabaré Paradis Latin. Para quem prefere uma noite romântica – mas também animada – indicamos o passeio de barco pelo Sena com jantar. Veja detalhes desses dois jantares aqui.


espetaculos de dançaNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.