Daum é uma tradicional marca francesa de objetos de decoração fabricados com glass fusing.

Há anos, passo diariamente diante da loja Daum da rue de la Paix. Hoje percebo que, graças ao tempo, minha relação com os objetos desta marca passou por um processo de assimilação e compenetração.

No início me perguntava qual seria o perfil do comprador desta marca de objetos de decoração quase que estranhos. Todos eles sempre captaram  minha atenção, mas sem nenhum  impulso ou desejo da compra. Todos eles exibiam um luxo e um savoir faire que me atraíam. Mas faltava a emoção.

Uma vez, de novo diante da vitrine da loja, me lembrei de um personagem de Woody Allen. Esqueci o nome do filme, me lembro somente da cena: o personagem, diante de um objeto Daum decorando um apartamento da upper class americana, sorri. Neste momento ele acabou de identificar, no dono da casa, o comprador típico destes objetos excêntricos.

Daum,

Daum, Montre Molle

Durante alguns anos mantive esta relação atração/repulsão até o dia que encontrei, na vitrine, o divertido “relógio mole” assinado por Salvador Dali. Um relógio que tenta escapar da marcha inevitável do tempo. Um relógio tipo camembert derretido preso em um cabide comum. Em 1988, Daum editou 850 exemplares da Montre Molle, motivo presente em um quadro de Dali que se encontra no MoMA.

Daum, Maman

Daum, Maman

Alguns meses mais tarde, passando de novo diante da vitrine, gostei da simplicidade do Maman sugerido como presente para o dia das mães. O tamanho menor custa 152 euros.

Daum, ursinhos para decoração de Natal

Ursinhos para decoração de Natal

Recentemente fiquei admirativa diante dos ursinhos ou de pequenas árvores de Natal.

Assim fui conquistada aos poucos pelo humor, pela delicadeza ou pelo lado absurdo deste design. E se estiverem em Paris neste final de ano, passem diante da loja da rue Royale para admirarem um pavão tamanho natural, maravilhosamente executado em glass fusing branco leitoso.

A marca

Daum foi criada em 1878 pelos irmãos Daum. Hoje a marca não pertence mais à família mas continua sendo mestre na fabrição de objetos em vidro fundido ou glass fusing. Esta técnica ancestral foi retomada pela marca em 1900 e a marca foi um dos grandes nomes da Art Nouveau e Art Déco.

Dois endereços em Paris:

6-8 rue Royale 75008

4 rue de la Paix 75002


MinhaViagemParis1Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris