No artigo “Instagram e museus franceses” analisamos o desempenho dos museus nessa rede social.

O Instagram possui uma audiência 10 vezes inferior à do Facebook, mas tem uma taxa de engajamento 60 vezes superior. Esta rede social baseada no poder da imagem é interessante para as marcas com um universo visual forte.

Fizemos uma seleção para vocês dos museus mais instagramáticos, levando em consideração o número de followers, de imagens publicadas e da frequência de publicação.

Instagram e museus franceses. Louvre

Instagram e museus franceses. Louvre

Museu Louvre

Com 869k followers e 887 publicações, uma publicação por dia, o Louvre é o museu francês mais influente no Instagram.

Instagram e museus franceses. Orsay

Instagram e museus franceses. Orsay

Museu Orsay

108k seguidores e somente 96 fotos publicadas! Com seu prédio lindíssimo e o acervo maravilhoso, o museu fica, às vezes, mais de 15 dias sem publicar. Uma pena.

Instagram e museus franceses. Centre Pompidou

Instagram e museus franceses. Centre Pompidou

Centro Pompidou

232k followers, 448 publicações, com frequência de 3 fotos a cada 3 dias. Nós gostamos do estilo Instagram do Centro Pompidou. Eles publicam três – triplegram – ou seis fotos relacionadas entre si a cada vez, formando uma única grande imagem ou uma sequência de informações sobre o mesmo tema.

Instagram e museus franceses. Fondation Louis Vuitton

Instagram e museus franceses. Fundação Louis Vuitton

Fundação Louis Vuitton

94.6k followers, 655 publicações, a Fondation possui o Instagram mais criativo que já encontramos. Até o dia 24 de outubro, Louis Vuitton possuía uma conta normal com fotos publicadas dentro do quadro convencional Instagram. A partir desta data e para a exposição Icônes de l’Art Moderne, La Collection Chtchoukine, a Fundação inovou criando um feed contínuo de imagens que não respeita o formato quadrado padrão.

Instagram e museus franceses. Museu Picasso

Instagram e museus franceses. Museu Picasso

Museu Picasso

5.662 followers, 37 fotos publicadas! Hoje, dia 6 de dezembro, a última foto publicada pela instituição foi dia 15 de outubro. O museu ficou fechado vários anos para reformas, mas uma vez inaugurado e tendo recebido 800.000 visitantes até o dia 14 de outubro 2016, a direção poderia ser mais ativa nas redes sociais.

Instagram e museus franceses. Palais de Tokyo

Instagram e museus franceses. Palais de Tokyo

Palais de Tokyo

130k followers, 447 publicações, os posts do Palais de Tokyo são escassos mas interessantes. Seguindo a mesma técnica do Pompidou, Tokyo publica grandes painéis formado por seis ou 3 fotos relacionadas com o mesmo tema a cada vez.

Instagram e museus franceses. Centre Monuments Nationaux

Instagram e museus franceses. Centre Monuments Nationaux

Centre de Monuments Nationaux

16.1k followers, 1133 publicações, ritmo de uma imagem por dia. O CMN poderia ter muitos mais seguidores pois representam alguns dos principais monumentos da França como o Arco do Triunfo, Sainte Chapelle, Mont Saint Michel, Panthéon…

Por curiosidade e para compararmos com os museus franceses demos uma olhadinha no Instagram de três dos museus mais poderosos do mundo, o MoMA com 2,1 milhões de followers, 2069 publicações, cadência de publicação variável, o Victoria and Albert Museum, com 399k, 1294 publicações, com mais de um post por dia e a Tate Art Galleries com 1.2 milhões, 1023 publicações e uma frequência de pelos menos 1 post por dia.

Esse comportamento dos museus franceses nas redes sociais – que são vistas mais como um “mal necessário” do que como uma ferramenta eficaz de marketing e divulgação – reflete a atitude desinteressada de muitas empresas e instituições francesas em relação ao mundo virtual.


capa

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris