Paris no outono é romântica, colorida, um pouco nostálgica e o momento certo para visitar a cidade.

Paris no outono se afasta devagar da agitação do verão e espera resignada a chegada do inverno.

O outono que esperamos impacientes, o outono colorido, tem vida curta do final de outubro até o final de novembro. Ele se manifesta de forma irregular, ora na trepadeira que enquadra uma janela, ora em certas alamedas do parque Buttes Chaumont, de repente em um grupo de árvores do jardim Luxembourg, nas folhas mortas que cobrem as ruas ou na vegetação ao lado dos cafés do Tuileries.

Esbarramos com o outono em uma árvore perdida no meio urbano ou na entrada de um imóvel. A cada momento encontramos algo que nos surpreende, um arbusto todo vermelho, um ramo amarelo dourado, nas árvores que rapidamente ficam nuas.

Ficamos atentos esperando os primeiros cogumelos nas barracas das feiras, as primeiras tangerinas, os primeiros figos e as primeiras e maravilhosas abóboras. De tão bonitas, estas últimas, às vezes, se transformam em ornamento.

paris no outono

Outono no Jardim Tuileries (foto: Guillaume Baviere no Flickr)

Às vezes chove. Quando a chuva vira interminável garoa ficamos irritados até encontrarmos um vendedor de castanhas assadas. Compramos um saquinho e, enquanto ele esquenta nossas mãos, as degustamos flanando pelas ruas. Elas são sempre mais gostosas assim, prova de que o gosto depende das circunstâncias.

Ficamos atentos à luz, a cada dia perdemos um minuto. Neste momento nos lembramos que outono é também declínio. Pouco importa, as luzes do final do ano já estão acesas.

Leia também


O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.