No programa Apéro de hoje, a chef Karen Goldman apresenta uma receita com queijo de cabra e figos: dois ingredientes clássicos na cozinha francesa.

O queijo de cabra

O famoso chèvre é onipresente na geladeira dos franceses. Uma torradinha com queijo de cabra aquecido no forno, acompanhado de uma bela salada verde ao molho de mostarda, por exemplo, é um almoço clássico e delicioso. E não há nada mais fácil e rápido de preparar.

receita com queijo de cabra

Chèvre chaud é o nome dado à torrada com queijo de cabra aquecido no forno. Acompanhamento perfeito para uma salada verde. Foto: Shutterstock

E, de uns tempos pra cá, o queijo de cabra (e também o de ovelha) está na moda. Menos gorduroso do que o queijo de leite de vaca, fácil de ser digerido, o chèvre virou o queridinho de nutricionistas e afins.

Existem dezenas de variedades de queijo de cabra na França. Na Wikipedia, no verbete Queijo de Cabra, 46 tipos são listados. Os mais comuns são os queijos frescos. Mas há queijos de cabra duros, como as chamadas tommes de chèvre. E também pastosos, à la brie, como a Brique de Chèvre.

Receita com queijo de cabra

Tommes são queijos com a pasta dura. Podem ser feitos com leite de vaca, cabra ou ovelha. Foto: Shutterstock

Com um gosto (delicioso) que puxa para o azedo, os queijos de cabra pedem um contraste doce como frutas, nozes e até mesmo mel. O figo é um acompanhamento perfeito.

Receita com queijo de cabra

Os figos são um acompanhamento natural para os queijos de cabra. Foto: Shutterstock

Os figos

Fruta típica do Mediterrâneo, os figos frescos são consumidos no verão e no início do outono. No resto do ano, encontramos o figo seco e as maravilhosas geleias de figo.

Receita com queijo de cabra e figos

Figos frescos e em geleia

Na programa Apéro de hoje, a chef Karen Goldman ensina como fazer um cake que une ambos os ingredientes: uma receita com queijo de cabra e figos.

Abaixo, a receita completa.

Cake de Figo com queijo de cabra

Ingredientes:

  • 200 gr farinha de trigo
  • 10 gr de fermento
  • 4 ovos
  • 50 ml de vinho branco seco
  • 100 ml de azeite
  • 100 gr de queijo de cabra picado
  • 100 gr de figo seco picado (guarde 3 ou 4 inteiros para decoração)
  • 30 gr de nozes (opcional)
  • sal e pimenta

Modo de preparo:

Misture a farinha e o fermento em uma tigela grande. Em uma tigela separada misture o óleo, o vinho branco e os ovos até ficar homogêneo. Adicione em seguida, aos poucos, a farinha, misturando sempre. Junte o queijo, o figo e as nozes. Unte uma forma de pão (ou de bolo retangular) e coloque a massa. Coloque os figos em cima da massa para decorar e leve ao forno (160 graus) para assar por cerca de 1h e 15 minutos. Atenção: ao contrário da maioria das receitas, você não deve pré-aquecer o forno. O cozimento será melhor se você assar o bolo no forno frio para que a crosta fique macia e crocante, mas não muito grossa.

Veja outras receitas do nosso programa Apéro:

E não deixe de assinar o canal do Apéro no YouTube. Toda sexta, uma nova receita!

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris