Se estiver viajando anote que, no próximo domingo, passamos para o horário de inverno em Paris.

O horário de inverno em Paris acontece da seguinte forma: na noite de sábado para domingo, dia 30 de outubro 2016, as 3 horas da manhã teremos que atrasar nossos relógios para 2 horas da manhã e assim ganhamos uma hora de sono e entramos no horário de inverno europeu.

Horário de inverno em Paris

Horário de inverno em Paris

E se você é do tipo hiper organizado, anote que a passagem para o horário de inverno em 2017 será sábado, 28 de outubro as 3 horas da manhã.

Todos os países europeus participam do programa horário de inverno/horário de verão.

A Rússia, a Bielorússia, a Ucrânia, a Tunísia, a China, o Japão, a Coréia do Sul, a Islândia e o Egito participavam mas decidiram sair fora. E a grande maioria dos países nunca se interessou pela questão.

Nada justifica para as regiões situados no sul, como por exemplo a ilha Fernando de Noronha com 259 dias ensolarados por ano, a mudança horária.

A troca de horário foi imposta por razões econômicas ligadas a economia de energia. Ela foi estabelecida na França em 1975, mas trata-se na realidade de uma antiga idéia proposta desde o século 18 por Benjamin Franklin. Os governos da França, Inglaterra e Alemanha esperaram até o final da primeira guerra mundial para implementarem o primeiro sistema de troca de horários. Ele durou somente até a segunda guerra mundial e por questões óbvias foi em seguida abandonado. A crise do petróleo dos anos 1970 obrigou a retomada da medida.

Como tudo na vida, este sistema é controverso e criticado. Estudos mostram que os efeitos positivos – economia de energia – são nulos ou mínimos e que os negativos – dificuldade para dormir ou para acordar, problemas ligados à organização na área agrícola – são grandes.

Com o horário de inverno a diferença horária entre Brasil e França é de 3 horas.


Horário de inverno em ParisNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.