Você se lembra das maças do amor da época de criança? Pois é, o tomate d’amour é uma adaptação “para adultos” dessa receita romântica e divertida. Hoje, no programa Apéro, apresentamos uma receita fácil de tomate d’amour.

Antes, sobre o tomate

O tomate tem sua origem na América do Sul, onde era cultivado pelos incas (o nome “tomate” vem do termo inca “tomalt”). Ele chegou à Europa – Espanha e Itália – no século 16, onde foi chamado de pommodoro (pomme d’or ou maça de ouro) e não era muito maior que o nosso tomate cereja atual.

receita facil de tomate

Tipos de tomate. (Foto: Shutterstock)

Passaram os séculos e hoje a França produz vários tipos de tomate, cada um deles com características particulares e usos específicos. Entre eles temos:

  • tomate cereja: o usado na nossa receita de hoje, ele é a estrela dos aperitivos e tira-gostos! Encontrado de março a outubro.
  • tomate cocktail: para aperitivos, saladas e assados. Encontrado de março a outubro.
  • tomate ronde: o tradicional usado para cozinhar, fazer molhos e suco. Encontrado durante todo o ano.
  • tomate grappe: para saladas. Encontrado durante todo o ano.
  • tomate côtelée: ideal para ser recheado. Encontrado durante todo o ano.
  • tomate cœur de bœuf: para saladas.
  • tomate allongée: a estrela do verão pois está disponível somente de julho a outubro. Ideal para pratos “à la provençale”, pizzas e tortas ou mesmo grelhados na churrasqueira.
receita facil de tomate

Tomate cereja (os menores ao fundo), grappe (à direita), ronde (à esquerda), cœur de bœuf (grande em gomos, no meio), cœur de pigeon (na frente). (Foto: Shutterstock)

Nos dias de hoje o consumidor parisiense de tomate se preocupa com a qualidade, origem, ficha técnica, pedigree e tudo mais dos tomates que compra. A preocupação não é infundada ou paranóica: o tomate é um dos vegetais que mais absorve os agrotóxicos que são utilizados durante o seu cultivo. Como plantar seus próprios tomates é impossível para a maioria, a solução é pesquisar e descobrir os endereços onde é possível encontrar os melhores tomates da cidade. Nós já fizemos essa pesquisa, veja os resultados:

  • Sylviane et Jean-François Daniel: hortifruti dentro do Marché d’Aligre. Place d’Aligre, 75012;
  • Joël Thiébault: feirante que às quartas e sábados pela manhã está na feira livre da avenue du Président Wilson, 75016 e às terças e sextas pela manhã na feira livre da rue Gros, 75016;
  • Terroirs d’Avenir: loja especializado em produtos de extrema qualidade (alguns raros e atípicos) de pequenos produtores franceses. É a fornecedora, por exemplo, de aspargos para o Le Meurice, de morangos pra o Ze Kitchen e de truta para o Plaza Athénée. 6-7-8 rue du Nil, 75002

Os Tomates d’Amour

No programa de hoje, da série Apéro, receitas francesas com alegria, a chef Karen Goldman ensina a fazer uma receita fácil de tomate d’amour: um tomate caramelizado simples de ser feito e cujo resultado final é lindo e atraente.

https://www.youtube.com/watch?v=ArGUPb4VwBk

Abaixo, a receita completa escrita.


RECEITA TOMATE D’AMOUR

INGREDIENTES

  • 15 a 18 tomates cereja (depende do tamanho)
  • 100g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de água
  • gergelim torrado o quanto baste, cerca de 80g
  • palito de dente
  • um pote com água
  • pincel de cozinha

MODO DE PREPARO

Espete cada tomate cereja com um palito mas sem atravessá-lo totalmente.
Despeje as sementes de gergelim em um potinho.
Coloque o açúcar numa panelinha, umidifique-o totalmente com as duas colheres de água.
Leve para cozinhar em fogo médio baixo, sem mexer com colher, apenas mexendo a panela com movimentos circulares e umidificando suas laterais com um pincel molhado com água. Fique bem atento para o caramelo não queimar! Demora cerca de 8 a 10 minutos. Quanto atingir uma cor ambâr está pronto. Retire do fogo e logo em seguida começe a mergulhar os tomates.
Tire os tomates do caramelo e então imediatamente passe na sementes de gergelim. Se o caramelo endurecer, não se preocupe, leve de volta a panela em fogo baixo para amolecer, sem perder ele de vista!


Gostou? Aproveite sua viagem a Paris para fazer um roteiro gastronômico em companhia da chef Karen Goldman. Saiba mais e faça suas reservas aqui.


Veja outras receitas do nosso programa Apéro:

E não deixe de assinar o canal do Apéro no YouTube. Toda sexta, uma nova receita!