A Catedral de Chartres é um dos monumentos mais famosos da França. Mas a cidade também é interessante e merece ser conhecida.

Sugerimos que você visite a Catedral de Chartres, seguido por um almoço ou um lanche e por um tour pelas ruelas medievais desta antiga cidade.

Catedral Chartres. Alexandre Dolique no Flickr

Catedral Chartres. Alexandre Dolique no Flickr

Se outras catedrais impressionam imediatemente pelo imponência do aspecto exterior, Chartres nos seduz pela extraordinária riqueza do seu interior.

Catedral de Chartres

Catedral de Chartres

Do lado externo, suas fachadas são belas e podemos passar horas observando os detalhes das suas esculturas.

Catedral de Chartres. História esculpida em quadrinhos

Catedral de Chartres. História esculpida em quadrinhos

Mas a decoração interna, as cores dos vitrais, a beleza do altar e a história da vida de Maria contada por esculturas que se enrolam em torno do altar é absolutamente inesquecível.

Chartres foi construída no século 12, pegou fogo e foi reconstruída no século 13. Somente as fachadas escaparam do incêndio. Trinta anos foram necessários para a construção do monumento e mais 20 anos para a instalação dos vitrais.

Poucos sabem que as fachadas da catedral eram inteiramente pintadas. As principais paredes deveriam ser de cor ocre com as decorações em cores vivas como por exemplo verde para as folhagens, vermelho para o frutos…

Catedral de Chartres

Catedral de Chartres. Rosa do Norte

Os vitrais da catedral estão classificados entre os mais bonitos do mundo. E o que mais atrai a atenção são os imensos vitrais redondos, chamados Rosas. Por estranho que pareça, estes famosos vitrais devem ser vistos como uma rosa oferta à Notre Dame, no sentido de uma rosa oferta à Maria, mãe de Cristo.

Catedral de Chartres.

Catedral de Chartres. Rosa do Sul

A catedral possui três Rosas e a mais impressionante de todas é a Rosa do Norte, cujos vitrais se desenvolvem em torno da glorificação da Virgem Maria. A Rosa do sul é a Rosa do Apocalípce em torno da figura central de Cristo. A última é a Rosa da fachada oeste.

Catedral de Chartres. Fachada Sul

Catedral de Chartres. Fachada Sul

A fachada principal é maravilhosa assim como a fachada sul e suas três entradas – três portails – ricamente esculpidas. Elas possuem 500 personagens representando os apóstolos que conheceram pessoalmente Cristo, os mártires que morreram pela Igreja e os papas e cardeais que transmitem o evangelho.

Catedral de Chartres. Labirinto. Alexandre Dolique no Flickr

Catedral de Chartres. Labirinto. Alexandre Dolique no Flickr

Ao entrarmos estamos imediatamente diante do Labirinto, um dos detalhes mais interessantes da catedral. A finalidade do Labirinto é a mesma de uma peregrinação. Percorrendo-o passo à passo a pessoa pode criar uma situação propícia à meditação e uma abertura para a graça. O Labirinto é uma preparação para que o fiel avance em boas condições até o altar.

O Labirinto – este percurso meditativo – não está visível o tempo todo. Ele é disponível somente nas sextas feiras, entre 10h e 17h, da Páscoa entre fevereiro e março, até o dia dos mortos, 1 de novembro. O Labirinto é também é um ponto geométrico importante. Se projetarmos a fachada da catedral sobre o labirinto, o centro da Rosa – onde aparece Cristo – corresponde ao centro do Labirinto.

A catedral possui sete capelas e cada uma deles merece ser vista com atenção.

Catedral de Chartres

Traiteur e Casa de Chá ao lado da Catedral

Após a visita duas opções: um tour pela cidade ou uma pausa em um dos restaurantes por perto. Nós escolhemos uma pausa gourmande no La Maison Monarque, uma casa de chá que acabou de ser inaugurada. Gostamos deste tipo de endereço onde podemos pedir uma salada, um prato mais leve e onde encontramos excelentes tortas e sobremesas.

Catedral de Chartres

Jardim atrás da Catedral de Chartres

O tour deve começar por uma caminhada em torno da catedral. Ela está situada no interior de um belo jardim onde se encontra também o Museu de Belas Artes de Chartres. Atrás da Catedral, temos uma bela vista da cidade e de um jardim  inspirado no Labirinto.

Catedral de Chartres

Chartres e suas ruelas

Em seguida pegue as ruelas e perca-se, flane, passe diante do Ofício do Turismo, situado em uma construção medieval bonita, passe por uma praça onde está Halles de Chartres, uma construção aberta utilizada para feiras, mercados e eventos.

Catedral de Chartres

Centre du Vitrail de Chartres

Catedral de Chartres

Reprodução de um vitral de Chartres no Museu do Vitral

Para terminar o tour em um museu do vitral chamado Centre du Vitrail de Chartres que ocupa em bela construção do século 13. Ele abrita a reprodução dos principais vitrais da catedral. No sub-solo, quando aí estivemos, vimos uma exposição de vitrais contemporâneos.

Como ir de Paris até Chartres

Fomos e voltamos de trem. Pegamos o trem das 10h06 na gare Montparnasse e chegamos em Chartres 11h30. O trem TER para em quase todas as estações até seu ponto final Chartres, inclusive na estação de Versailles.

Ao comprar a ida compramos também a volta para o final do dia. Acabamos o passeio em torno das 15h00 e nossa passagem era para as 17h00. No TGV somos obrigados a respeitar o horário. Nos trens TER, como não existe lugar marcado, podemos pegar qualquer trem dentro da faixa horário da passagem. Voltamos para Paris no trem das 15h30.

Os preços do trem variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

Ao sair da estação de Chartres você já vê a Catedral, ela está a 5 minutos de caminhada.

Também é possível ir de carro até Chartres, a viagem é rápida, dura 2h. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

Informações práticas

Clique aqui para ter acesso ao site da Catedral de Chartres. Se souber francês e tiver paciência, encontrará muitas informações sobre a catedral.

Clique aqui para ler artigo sobre bons restaurantes em Chartres.

Centre du Vitrail de Chartres 5 Rue du Cardinal Pie, 28000 Chartres.


Catedral de ChartresAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.