Paris pode não ser a primeira cidade que vem à mente quando pensamos em carro. A maioria dos parisienses não tem automóvel e, como dissemos nesse artigo, ele não é mais objeto de desejo absoluto entre os jovens. Mas isso não significa que não aconteçam eventos automobilísticos interessantes e importantes na cidade.

Dentre os vários eventos automobilísticos que acontecem em Paris existem os mensais, os sazonais, os anuais e os comemorativos. Os mais interessantes e importantes são:

  • Grande encontro mensal de carros antigos promovido pela associação Vincennes en Anciennes na esplanada do Château de Vincennes no Bois de Vincennes todo 1° domingo de cada mês. O próximo encontro será no dia 06 de novembro das 09:00 às 12:00.
eventos automobilísticos

Encontro mensal no Château de Vincennes

eventos automobilísticos

Encontro mensal no Château de Vincennes

  • A mesma associação Vincennes en Anciennes promove também as Travessias de Paris na qual só são permitidos veículos colocados em circulação antes de 1988. O desfile é limitado a 700 veículos e atrai não só franceses como também participantes de países vizinhos como a Bélgica e a Inglaterra. Geralmente há uma travessia no verão e outra no inverno. A próxima será a Traversée de Paris Hivernale – na sua 17ª edição – que acontecerá no domingo dia 08 de janeiro de 2017. Quem quiser participar baixe aqui a ficha de inscrição.
eventos automobilisticos

Traversée de Paris (foto: Thibault Le Mer no Flickr)

eventos automobilísticos

Traversée de Paris (foto: Thibault Le Mer no Flickr)

  • Para comemorar seus 50 anos, a Fédération Internationale des Véhicules d’Anciens (FIVA) promove em Paris, do dia 14 ao dia 20 de novembro, uma série de eventos com presença de participantes do mundo todo: exposição de veículos históricos na sede da Unesco (place de Fontenoy, 75007 Paris) do dia 14 ao dia 18 de novembro, de 9h30 as 17h30, aberta a todos gratuitamente mediante apresentação de um documento de identidade; no dia 20/11 acontecerá o “Tour de Paris”, um evento com café da manhã, almoço e desfile de carros antigos (mínimo de 30 anos de idade) que sairá do Bois de Boulogne às 08:30 e passará por vários pontos emblemáticos de Paris: Montmartre, Place Vendôme, Place des Vosges, Quartier Latin, Tour Eiffel, Arc de Triomphe etc. Quem quiser participar (com carro próprio ou mesmo alugado) pode se inscrever aqui.
  • Mondial de l’Automobile de Paris: criado em 1898 pelo Automóvel Clube francês, esse é o primeiro salão do automóvel do mundo. O Mondial acontece a cada 2 anos em Paris (em alternância com o Salão de Frankfurt) no Parque des Exposições da Porte de Versailles (sudeste de Paris). Além de servir como vitrine para os últimos lançamentos da indústria automobilística (participam não só as grandes marcas de carros mas também de pneus, óleos e afins), o salão também discute o papel do carro na sociedade atual e mostra os avanços tecnológicos do metier. O Mondial de 2016 acontece até o dia 16 de outubro, veja a programação diária aqui.
eventos automobilísticos

Mondial de l’automobile 2016 / O belo stand da CITROEN (foto: ©Bitton)

eventos automobilísticos

Mondial de l’automobile 2016 / Ferrari Aperta (foto: ©Bitton)


Apesar de todos esses eventos automobilísticos importantes, Paris não possui ainda um museu do automóvel. Uma outra associação de carros antigos, dessa vez a Fédération Française des Véhicules d’Époque (FFVE), possui no seu site uma lista de museus espalhados pela França (veja aqui). De todos os museus citados, nós conhecemos e recomendamos a Cité de l’Automobile – Musée Nationale d’Automobile de Mulhouse, na Alsácia, leia nosso artigo sobre ele aqui.

eventos automobilísticos

Vista externa da Cité de l’Automobile em Mulhouse, na Alsácia

eventos automobilísticos

Algumas das obras-primas da Cité de l’Automobile


eventos automobilísticosAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.