Os principais produtos do outono são deliciosos: estamos na época dos cogumelos, das castanhas, do marron glacé, das uvas, da caça, das trufas e do Mond d’Or. O outono é a mais interessante estação do ano com suas árvores coloridas de vermelho, sua programação cultural intensa e seus produtos sublimes.

Estamos na época dos cogumelos, dos cèpes e dos girolles. Não deixe de passear por uma feira de rua para ver as barracas de cogumelos. Os desgustamos em risottos, sopas ou como acompanhamento de carnes e peixes.

Principais produtos outono, abóbora. Didier Misson no Flickr

Principais produtos outono, abóbora. Didier Misson no Flickr

No outono, abandonamos as saladas leves do verão e mergulhamos em sopas preparadas com abóbora, espinafre, cenouras.

Substituimos as alfaces pela mâche, deliciosa. Ela acompanha carnes e entra em inúmeras preparações de sopas também.

A endívias fazem parte do cardápio do outono. Cruas ou cozidas, elas aportam o gosto amargo tão apreciado pelos gourmets.

Principais produtos outono: uvas. Tourisme Champagne no Flickr

Principais produtos outono: uvas. Tourisme Champagne no Flickr

Esquecemos os pêssegos, nectarinas, melões e melancias das férias de verão e nos esbaldamos com as uvas, deliciosas uvas do outono, época das vendanges. Dos marmelos que compramos nas feiras, cortamos em pedaços e cozinhamos como a nossa velha marmelada brasileira. E das tangerinas, as melhores são originárias da Córsega.

Principais produtos outono, poire belle hélène

Principais produtos outono, poire belle hélène

E nos cardápios dos bons restaurantes, aqueles que respeitam os produtos da estação, encontramos sobremesas feitas com maçã, como a tradicional tarte tatin. E sobremesas feitas com peras, como a não menos tradicional poire bèlle hélène.

Principais produtos outono, Majolie46 no Flickr

Principais produtos outono, Majolie46 no Flickr

E as castanhas portuguesas ? Um lembrete: não comprem castanhas assadas dos vendedores ambulantes que encontramos nos pontos turísticos. Normalmente eles possuem um carrinho de supermercado com uma placa de metal. A questão da higiene aí é grave. Comprem somente nos “oficiais” que são controlados pela Prefeitura. Eles vendem suas castanhas nas ruas também, mas em locais mais estéticos e com placas anunciando marron chaud.

Quem diz marron, pensa logo em marron glacé. Deliciosos, à condição de comprar nos endereços certos como, por exemplo, no Jean Paul Hévin da rue Saint Honoré ou na Lafayette Gourmet.

Principais produtos outono. Michael Van Vleet no Flickr

Principais produtos outono. Michael Van Vleet no Flickr

Um dos prazeres que acompanha o outono são os queijos Fourme d’Ambert, Coulommiers e, meu preferido, o Mont d’Or. Se quiser aprender uma receita fácil com Mont d’Or derretido, clique aqui.

Principais produtos outono. Trufa. Nadine no Flickr

Principais produtos outono. Trufa. Nadine no Flickr

No outono a estação da caça já começou e os restaurantes passarão a oferecer lebres, javalis, veados. Aproveite para conhecer estas carnes aqui conhecidas pelo nome genérico de gibier. Não poderia terminar o artigo sem citar as trufas presentes em todos os bons cardápios parisienses. Leia nossa nosso jantar com trufas no Hotel Royal Monceau de Paris (clique aqui).


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.