Como todos os anos, durante o evento Journées Européennes du Patrimoine, quando vários monumentos abrem suas portas ao público, nós fazemos a listinha dos endereços que adoraríamos conhecer. Foi assim que visitei monumentos estraordinários como o Senado Francês, no jardim Luxembourg, e lugares interessantes como os bastidores da RATP, a empresa encarregada do metrô de Paris. Mas nunca consegui entrar no endereço que ocupa desde sempre o primeiro lugar da minha lista: o Palácio do Governo Francês cujo verdadeiro nome é Hôtel d’Évreux e comumente chamado Palais de l’Élysée.

Fila para visitar o Élysée. Lerros84 no Flickr

Fila para visitar o Élysée. Lerros84 no Flickr

O evento acontece sempre nos fins de semana e o de 2016 terminou ontem, domingo. Como sei que não terei nunca a paciência necessária para enfrentar filas, minha visita foi virtual graças à um vídeo do guia Michelin e de fotos pescadas no Flickr.com.

Palais de l'Élysée. nnova no Flickr

Palais de l’Élysée. nnova no Flickr

Palais de l'Élysée. nnova no Flickr

Palais de l’Élysée. nnova no Flickr

A mansão, construída para ser a moradia do conde de Evreux, foi considerada como a mais bonita residência da periferia de Paris. Não podemos esquecer, que nesta época, Paris terminava no Louvre e no Tuileries e onde, hoje, temos a avenida Champs Élysées, gansos e galinhas andavam soltos no quintal de pequenas fazendas.
Situada dentro de um imenso parque a mansão refletia a fortuna e o poder do seu proprietário.

Élysée, detalhe decoração mesa. Lerros84 no Flickr

Élysée, detalhe decoração mesa. Lerros84 no Flickr

Após a morte do conde de Évreux, o palacete trocou de mãos várias vezes e aí viveram Louis 15, Madame de Pompadour, amante de Louis 15, (mal vista pelos fazendeiros vizinhos, ela encontrava grafitis agressivos no portão da entrada como p… do Rei) e Napoleão III. Em 1848 o Hôtel d’Évreux se tornou a residência dos Presidentes da República.

Élysée, buffet, jantar de gala. Lerros84 no Flickr

Élysée, buffet, jantar de gala. Lerros84 no Flickr

Como podem imaginar, a decoração da mansão foi modificada inúmeras vezes, mas os salões de recepção não perderem o essencial do seu aspecto original. Apesar de todas as transformações, o Palais de l’Élysée possui uma grande coerência arquitetônica. Hoje, o monumento é dotado de uma infraestrutura necessária para o exercício da função presidencial e para a proteção do presidente.

Bureau do Presidente da Republica Francesa. Lerros84 no Flickr

Bureau do Presidente da Republica Francesa. Lerros84 no Flickr

Durante a Journée du Patrimoine, os visitantes conhecem, no térreo, as belas salas e salões onde são recebidas as personalidades e onde são servidos os jantares oficiais.

Élysée, cozinha. nnova no Flickr

Élysée, cozinha. nnova no Flickr

No primeiro andar, o escritório do presidente da República e os escritórios dos principais colaboradores.

Algumas vezes, a cozinha do Élysée é aberta ao público.

Palais de l'Élysée, entrada principal. Gula08 no Flickr

Palais de l’Élysée, entrada principal. Gula08 no Flickr

A entrada principal fica no número 55 da rua Faubourg Saint Honoré. Mas, no dia do evento, o público tem acesso ao palácio pela “entrada do galo”, que fica na avenida Gabriel, paralela à avenida Champs Élysées.

Último detalhe, a sede do governo possui 320 relógios. Quase todos são antigos e um mestre-relojoeiro passa todas as semanas para dar a corda.

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris