Carne vermelha. Hiphoto no Shutterstock

Carne vermelha. Hiphoto no Shutterstock

Existe um consenso quase geral que os brasileiros não gostam de carne crua. E que os franceses sim.

A realidade não é tão simples assim. Um exemplo: os franceses gourmets gostam da carne suculenta e um steak bem passado não terá nunca esta característica. É o suco da carne, quer dizer, o sangue, que a torna suculenta. A carne bem passada é invariavelmente seca.

Estes mesmos franceses gourmets que gostam de carne suculenta, não gostam de ver sangue escorrer pelo prato quando a carne é cortada.

Aí que entra a diferença entre um filé mal passado bem feito versus filé mal passado mal feito. Tudo depende da formação do chef e do nível de informação sobre o produto que ele estoca no seu frigorífico.

O chefs que conhecem a origem da carne e o tempo de maturação e que dominam a técnica de cozimento com tempo de repouso sabem que um filé bem feito guarda todo o seu suco. Quando cortamos uma carne e o sangue escorre pelo prato é sinal que ela sofreu stress e foi mal preparada.

Os franceses não apreciam o detalhe do sangue “visível” e imagino que o mesmo se passe com os brasileiros. Se apresentarmos uma carne suculentamente bem preparada a este últimos, talvez eles apreciem o ponto mal passado.

Nos últimos anos, alguns jovens chefs franceses adotaram a moda do menu único, quer dizer, um serviço com uma série pratos que apresentam aos clientes as especialidades da casa. Os clientes decidem somente o número de pratos a serem degustados, de 3 até 9 por exemplo, e o valor do menu.

Neste caso, o cliente não escolhe o cozimento das carnes e confia na decisão do chef que, muito provavelmente, possui a técnica e a experiência necessária para servir uma carne com cozimento adequado ao corte.

Outros jovens chefs, diante da demanda por carnes bem passadas, tentam dissuadir os clientes e quase todos os escutam e aceitam os argumentos. Aos mais temerosos, aqueles que realmente não suportam carnes mais cruas, os chefs sugerem um outro prato ou um outro corte.

Uma carne perfeitamente preparada

Uma carne perfeitamente preparada

Temos dois conselhos para os leitores que querem degustar uma boa carne em Paris:

. escolha com atenção o restaurante, de preferência um especialista em carnes. Não entre em qualquer brasserie ou bistrô. Se não tiver endereços seguros na sua agenda, entre em contato conosco ou procure no blog nossas inúmeras dicas dos melhores restaurantes de carnes de Paris.

. não tenha medo de provar uma carne bem preparada, com atestado de origem e de altíssima qualidade. Nos bons restaurantes o chef serve a carne no ponto certo, aquele que a torna mais saborosa.

Aproveitamos para citar alguns dos nossos endereços preferidos:

. um açougue com cantinho degustação das melhores carnes do mundo, acompanhadas por bons vinhos? Clique aqui.

. um pequeno restaurante de um grande chef, servindo carnes grelhadas deliciosas e batatas preparadas de diversas maneiras e com preço acessível? Clique aqui.

. um bistrô hiper badalado e que traduz perfeitamente a gastronomia francesa? Clique aqui.

 

Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.