Em algumas linhas do trem TGV os clientes da primeira classe são mais adulados do que em outras. De uma maneira geral, o conforto a bordo dos TGVs internacionais é bem superior aos das linhas do interior da França. Mas alguns trajetos domésticos ganham as regalias dos internacionais. Por exemplo, se o passageiro compra uma passagem primeira classe para o trajeto Paris/Dijon ele será beneficiado do conforto da linha internacional Paris/Lausanne com escala em Dijon.

Abaixo um resumo do que é oferecido ao passageiro 1ª classe das diversas linhas alta velocidade da SNCF.

Eurostar

Eurostar

Paris/Londres com o trem TGV Eurostar, primeira classe

. Incluído no preço da passagem o viajante tem direito ao café da manhã (até 11h), almoço (até 14h), tea time (até 17h30) ou jantar. Todas estas refeições são servidas na poltrona do passageiro. Ele não precisa enfrentar a fila do vagão restaurante.

. Quase todas as poltronas da primeira classa são equipadas com tomadas para recarregar aparelhos eletrônicos.

Paris/Bruxelas, Paris/Amsterdam, Paris/Cologne com o trem TGV Thalys, primeira classe

. As refeições estão incluídas no preço da passagem da primeira classe e são servidas no assento do passageiro, como para o Eurostar.

. Os viajantes podem pedir um menu vegetariano com 48 horas de antecedência.

. Uma conexão Wifi gratuita é oferecida tanto aos passageiros da primeira como aos da segunda classe. O acesso é feito através do portal ThalysNet. Para isto abra uma conta Thalys no mesmo portal. Em alguns cliques você cria esta conta. Uma vez dentro do trem, entre no portal ThalysNet, complete seu número de TheCard e faça sua senha.

Taxi me esperando na estação Gare de Lyon em Paris

Táxi me esperando na estação Gare de Lyon em Paris

Paris/Lausane, Paris/Dijon com o trem TGV Lyria, primeira classe

. As refeições estão incluídas no preço da passagem da primeira classe e são servidas no lugar do passageiro, como para o Eurostar e para o Thalys.

. Os passageiros tem à disposição revistas e jornais do dia.

. Reserva gratuita de um táxi na chegada na estação Paris Gare de Lyon. O funcionário da SNCF passa perguntando se os clientes querem reservar um táxi. Eu sempre reservo porque a fila dos táxis costuma ser imensa. A reserva é feita pelo funcionário e o chofer te espera na descida do trem, dentro da estação e te ajuda com as malas. A corrida é por conta do viajante.

. Para aqueles que desembarcam na Suíça, o serviço de reservas táxi não existe. Mas o viajante pode encomendar um por smartphone via número gratuito 41 (0) 800 44 22 66 (serviço 24h).

. Com apresentação da passagem primeira classe, o viajante tem acesso ao Salon Grand Voyageur da Gare de Lyon que se encontra no Hall 3, nível -1 da estação, de segunda a sexta das 6h30 até 20h, no sábado das 7h30 até 12h30 e no domingo de 14h até 19h30. Fechado nos dias feriados franceses. No salão o passageiro tem acesso Wifi gratuito e ganha uma bebida quente. Os passageiros terão acesso também ao Salon Lounge CFF de Zurich e Genebra com direito à bebidas, jornais e revistas gratuitas.

. Acesso em todas as poltronas à tomadas elétricas 220V.

TGV, primeira classe

TGV, primeira classe

Gostaríamos de informar aos nossos leitores que os passageiros bem educados utilizam o telefone nas áreas reservadas para isto, como o vagão/bar ou o espaço diante dos banheiros e porta bagagens. Claro que encontramos alguns mal educados que não respeitam esta regra de savoir vivre. Divertido constatar que em certas linhas os passageiros são, de uma maneira geral, mais bem educados do que em outras. O vagão da primeira classe é bem mais silencioso no trajeto Paris/Lausanne do que no trajeto Paris/Marseille.

Clique aqui para consultar o site SNCF e os serviços oferecidos aos passageiros primeira classe.

 

MinhaViagemParis1Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.