Já publicamos vários artigos sobre momentos excepcionais da história do Louvre, como por exemplo, o dia em que suas principais obras de arte foram empacotadas e escondidas no interior da França para escaparem aos nazistas (leia aqui).

squat

Hubert Robert, Une galerie du Musée du Louvre, entre 1796 et 1799, 65 x 81 cm, Musée du Louvre, Paris © RMN – Grand Palais (Musée du Louvre) / René-Gabriel Ojéda. Détail de l’œuvre

Hoje, descrevemos para vocês um episódio menos dramático, mas que não deixa de ser excepcional, quando parte do Louvre foi transformado em uma espéci de cortiço.

No final do século 17, o rei abandonou Paris para se instalar em Versailles. Neste momento, uma parte do castelo, e os apartamentos reais, foram cedidos aos membros da Academia de Pintura, de Ciências e de Letras. Como uma outra ala do palácio já era ocupada pelos funcionários e pelos arquivos, o Louvre se tornou uma residência onde viviam administradores públicos, intelectuais, pintores, cientistas e escritores.

squat

Vendedores ambulantes de desenhos. Pierre-Antoine Demachy, Les Vendeurs d’estampes, XVIIIe siècle, huile sur toile, Musée du Louvre, Paris © RMN – Grand Palais (Musée du Louvre) / Stéphane Maréchalle

Como o castelo era imenso, aos poucos pobres artesãos e jovens artistas sem dinheiro foram ocupando os espaços vazios. Em pouco tempo, a elegante ala do Louvre cujas janelas se abrem para o rio Sena foi transformada em quartos exíguos e pequenos ateliês de artistas. Mesmo a Cour Carré, a esplanada quadrada que se encontra após a pirâmide, foi ocupada por casebres feitos com tábuas e material de recuperação.

Durante anos, vários reis tentaram, sem sucesso, acabar com o squat do Louvre. O castelo viveu esta situação do final século 17 até o início do século 19.

Foi o imperador Napoleão que expulsou os invasores ao transformar algumas salas do Louvre em museu com seu nome.

Esta história é relatada no novo espaço pedagógico do Louvre instalado no Pavillon de l’Horloge e somente alguns desenhos e pinturas da época ilustram o ocorrido.

Um conselho: antes de iniciar a visita do museu, passe por este novo espaço para conhecer a evolução e a extraordinária história deste monumento.

Visitas guiadas, guias e ingressos

A guia conferencista brasileira Zildinha Figueiredo oferece dois tipos de visita guiada ao Louvre, clique aqui para saber mais.

Temos um guia em formato PDF das principais obras do museu, O Essencial do Louvre, clique aqui.

Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris