Já publicamos vários artigos sobre momentos excepcionais da história do Louvre, como por exemplo, o dia em que suas principais obras de arte foram empacotadas e escondidas no interior da França para escaparem aos nazistas (leia aqui).

squat

Hubert Robert, Une galerie du Musée du Louvre, entre 1796 et 1799, 65 x 81 cm, Musée du Louvre, Paris © RMN – Grand Palais (Musée du Louvre) / René-Gabriel Ojéda. Détail de l’œuvre

Hoje, descrevemos para vocês um episódio menos dramático, mas que não deixa de ser excepcional, quando parte do Louvre foi transformado em uma espéci de cortiço.

No final do século 17, o rei abandonou Paris para se instalar em Versailles. Neste momento, uma parte do castelo, e os apartamentos reais, foram cedidos aos membros da Academia de Pintura, de Ciências e de Letras. Como uma outra ala do palácio já era ocupada pelos funcionários e pelos arquivos, o Louvre se tornou uma residência onde viviam administradores públicos, intelectuais, pintores, cientistas e escritores.

squat

Vendedores ambulantes de desenhos. Pierre-Antoine Demachy, Les Vendeurs d’estampes, XVIIIe siècle, huile sur toile, Musée du Louvre, Paris © RMN – Grand Palais (Musée du Louvre) / Stéphane Maréchalle

Como o castelo era imenso, aos poucos pobres artesãos e jovens artistas sem dinheiro foram ocupando os espaços vazios. Em pouco tempo, a elegante ala do Louvre cujas janelas se abrem para o rio Sena foi transformada em quartos exíguos e pequenos ateliês de artistas. Mesmo a Cour Carré, a esplanada quadrada que se encontra após a pirâmide, foi ocupada por casebres feitos com tábuas e material de recuperação.

Durante anos, vários reis tentaram, sem sucesso, acabar com o squat do Louvre. O castelo viveu esta situação do final século 17 até o início do século 19.

Foi o imperador Napoleão que expulsou os invasores ao transformar algumas salas do Louvre em museu com seu nome.

Esta história é relatada no novo espaço pedagógico do Louvre instalado no Pavillon de l’Horloge e somente alguns desenhos e pinturas da época ilustram o ocorrido.

Um conselho: antes de iniciar a visita do museu, passe por este novo espaço para conhecer a evolução e a extraordinária história deste monumento.

No site Minha Viagem Paris você encontra dois tipos de visita guiada ao Louvre com a guia conferencista brasileira Zildinha Figueiredo (clique aqui e aqui para saber mais), além de um guia das principais obras do museu, O Essencial do Louvre (clique aqui).

Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.


squatNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.