Vinaigrette. Emily no Flickr

Vinaigrette.Emily no Flickr

Os franceses são grandes apreciadores de alfaces servidas, normalmente, no final da refeição para acompanhar o queijo.

Antes de me mudar para Paris, eu não tinha o hábito de preparar uma salada simples de alface e, para falar a verdade, não me passava pela cabeça servir folhas sem outros produtos mais interessantes.

O contato prolongado com a gastronomia francesa me revelou que o segredo e o charme das folhas está na vinaigrette. Este molho, bem preparado, transforma não importa o quê em um prato delicioso. Mesmo uma banal e insossa alface.

Cada um tem a sua receita de vinaigrette e a minha leva azeite, vinagre, mostarda, sal, pimenta do reino. Faço grande quantidade e guardo na geladeira. Com ela eu tempero batatas e legumes cozidos no vapor, saladas, quinoa e mesmo carnes grelhadas.

Deliciosa, a vinaigrette é também uma bomba calórica. De olho na balança, passei a pesquisar e testar vinaigrettes mais leves. Surpresa, elas são mais interessantes que a clássica.

Um primeiro passo seria misturar, na receita clássica, o azeite com água: no lugar de 4 colheres de sopa de azeite, colocar 2 de azeite e 2 de água.

Mas, se no lugar da água, misturamos o azeite com sucos de legumes ou de frutas a vinaigrette fica mais saborosa. Exemplo: suco de laranja + suco de cenoura + suco de limão + 1 colher de azeite + mostarda + vinagre de framboesa + sal e pimenta do reino.

Podemos também eliminar completamente o azeite e substituí-lo por iogurte o% como nesta receita: salsinha + manjericão + iogurte + suco de laranja + mostarda. Neste caso bata tudo no liquidificador e guarde na geladeira.

Vinaigrette com ervas. Scott Veg no Flickr

Vinaigrette com ervas. Scott Veg no Flickr

Outra versão da vinaigrette verde seria iogurte + vinagre + mostarda + todas as ervas que encontrar (manjericão, hortelã, estragão, cebolinha, coentro) batidas no liquidificador.

Eu não uso cebola crua na vinaigrette por uma questão de gosto. Mas para os fãs vale também acrescentá-la à qualquer das receitas acima. Assim como o alho cru.

Na nossa agência online Minha Viagem Paris nós oferecemos tours gastronômicos guiados feitos por uma chef brasileira. Clique aqui e aqui e saiba mais.

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.