4359375777_7b86433980_z

Grand Trianon, Versailles. mksfca no Flickr

Poucos turistas estrangeiros –  e mesmo franceses – sabem que o Grand Trianon é considerado o mais elegante e refinado castelo de todo o domínio de Versailles. Poucos sabem também que o Grand Trianon foi residência oficial dos presidentes da República Francesa até pouco tempo atrás.

Trata-se de um palácio original, diferente de todos os outros e influenciado pela arquitetura italiana. Ele é horizontal, policromático pois coberto por mármores branco, rosa, verde e com um teto plano escondido por uma grade.

Grand Trianon, Versailles. francois pouzet no Flickr

Grand Trianon, Versailles. francois pouzet no Flickr

O Trianon é ao mesmo tempo um palácio simples e majestoso, suas proporções elegantes nos dão uma impressão de intimidade e de imponência. Ele foi construído por Louis 14 que após 25 anos de reinado, cansado de Versailles e da corte, desejou um espaço privado onde ele pudesse se isolar. A ordem dada ao arquiteto Mansart foi de construir de um palácio alegre, colorido e perto dos jardins.

Grand Trianon, Versailles. Joe deSousa no Flickr

Grand Trianon, Versailles. Joe deSousa no Flickr

Querendo aproveitar da natureza, o rei imaginou esta varanda, um espaço inusitado que forneceu ao Trianon sua originalidade e um contato direto com a vegetação.

Grand Trianon, Versailles.

Grand Trianon, Versailles.

Mesmo querendo construir um refúgio privado e íntimo, Louis 14 acabou criando um espaço imponente com 22 colunas de seis metros de altura. Cada uma delas pesa 10 toneladas e podemos imaginar a dificuldade do transporte destes objetos.

Após Louis 14, o Trianon continuou sendo residência real durante alguns anos. Maria Antonieta, quanto a ela, preferia o Petit Trianon. Napoleão Bonaparte, após uma reforma, aí viveu com sua esposa Marie Louise. No século 19 ele foi transformado em museu.

Interior do Grand Trianon, Versailles. Sean Munson no Flickr

Interior do Grand Trianon, Versailles. Sean Munson no Flickr

Em 1961, o presidente Charles de Gaulle tornou, de novo, o Trianon residência oficial dos dirigentes franceses. Após longos anos de reforma, o palácio se transformou em residência para os convidados estrangeiros do Estado francês. Ao mesmo tempo, De Gaulle criou para ele e sua esposa um apartemento privado com um quarto, sala, sofás, canapés verdes e uma mesa onde ele jogava paciência.

Interior do Grand Trianon. georgemoga no Flickr

Interior do Grand Trianon. georgemoga no Flickr

Vários chefs de estado foram acolhidos no Trianon e Boris Eltsine foi o último dignitário a dormir no antigo palácio de Louis 14.

Recentemente, François Hollande recebeu o presidente da República Popular da China para um jantar privado no Trianon. A presença deste convidado nesta pérola do patrimônio do Estado simbolizou a importância que o govêrno francês deu à visita oficial chinesa.

Na nossa agência online Minha Viagem Paris nós temos passeios privativos à Versailles em carro com motorista brasileiro, clique aqui para saber mais.

 

MinhaViagemParis1Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris