O Santuário Nossa Senhora de Lourdes na cidade de Lourdes

A- A+

Por Lourdes Marques

Acredito que, para os católicos, visitar o Santuário Nossa Senhora de Lourdes seja uma experiência emocionante e inesquecível. As Basílicas, as diversas capelas, a Gruta, o banho da purificação, a água da fonte, o belo rio Gave de Pau, a solidariedade das pessoas, tudo contribui para nos sentirmos em um ambiente de paz e tranquilidade interior.

01

Porta da Misericórdia, como é chamada a entrada do Santuário Nossa Senhora de Lourdes

Ao cruzar a Porta da Misericórdia, como é chamada a porta de entrada do Santuário, nos deparamos com uma grande praça tendo as Basílicas da Imaculada Conceição e de Nossa Senhora do Rosário ao fundo. É um momento de grande emoção para os peregrinos.

02

A Basílica da Imaculada Conceição

A Basílica da Imaculada Conceição é também chamada de Basílica Superior e compreende uma nave dividida em nove vãos iguais, de estilo ogival do século XIII. Foi benta em 15 de agosto de 1871 e consagrada em julho de 1876. Seus vitrais retratam a história da Virgem Maria.

07

A Basílica da Imaculada Conceição

Continuando pela praça, do lado esquerdo, temos a Basílica subterrânea São Pio X, com uma superfície de cerca de 12.000 m². O interessante dessa Basílica é que, da praça não se percebe que existe uma igreja tão grande e bonita embaixo do lindo gramado verde. Sua planta apresenta um formato oval de 201 metros por 81 metros. Com uma capacidade máxima de 25.000 pessoas, esta Basílica foi consagrada em 25 de março de 1958, na época do centenário das Aparições, pelo futuro Papa João XXIII. Ela é decorada por 39 telas que representam diversos santos e beatos, bem como por 52 obras em gemmail (uma técnica artística constituída pela justaposição de fragmentos de vidro colorido).

03

Basílica subterrânea São Pio X

Do lado direito da praça principal, ao cruzarmos uma das pontes sobre o rio Gave de Pau, vemos a Igreja de Santa Bernadette. Esse foi o último local de culto construído na área do Santuário e inaugurado em 1988. A Igreja Santa Bernadette está situada em frente à Gruta de Massabielle. Esta igreja moderna, dotada de divisórias removíveis, foi edificada no lugar onde Bernadette Soubirous encontrava-se na ocasião da última aparição, em 16 de julho de 1858.

04

De todos os lugares do Santuário o mais visitado é A Gruta das Aparições, que fica no rochedo de Massabielle e é o lugar onde a Virgem Maria apareceu, em 1858, para Bernadette Soubirous, uma jovem de 14 anos, originária de Lourdes. No fundo, à esquerda da Gruta, está a fonte revelada por Bernadette segundo as indicações da Santa Virgem. Todos os visitantes querem sentir a emoção de tocar a água que jorra do rochedo. A água da fonte é canalizada e alimenta os chafarizes, as piscinas e o caminho de água. A Gruta é visitada por cerca de 6 milhões de pessoas por ano.

05

A Gruta das Aparições

Na base do rochedo de Massabielle está a Basílica de Nossa Senhora do Rosário. De estilo romano-bizantino, ela foi projetada como pedestal da Basílica da Imaculada Conceição, que está situada acima da Gruta das Aparições. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é um monumento ornamentado com mosaicos venezianos que se estende sobre uma superfície de 2000 m2.

A Cripta também se situa no Rochedo de Massabielle entre a Basílica Superior e a Basílica do Rosário. Ela foi o primeiro santuário inaugurado em 19 de maio de 1866 e possui uma capacidade de 120 lugares. Acima da entrada observe um mosaico de São Pio X. Um longo corredor de acesso coberto de ex-votos que agradecem a Deus e rendem-lhe graças por intermédio da Virgem Maria por todas as bênçãos recebidas conduz a um local de silêncio e oração pessoal.

06

A Cripta situada no Rochedo de Massabielle

Outro importante lugar de visita são as Piscinas do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. O banho nelas significa para os peregrinos a purificação, o perdão e a reconciliação. Todos os anos, cerca de 350.000 pessoas passam por essas piscinas e banham-se em uma água de aproximadamente 12°C.

Para atendimento aos visitantes existe um Centro de Informação, um pequeno hospital, cadeiras de rodas e triciclos para pessoas com dificuldades de locomoção e uma livraria. Clique aqui e acesse o site oficial do Santuário.

A programação diária de março a outubro de 2016, que é impressa também em português, é bem extensa e se encerra, às 21h, com uma bonita e emocionante Procissão Mariana, onde todos portam uma vela acesa e tem a imagem de Nossa Senhora de Lourdes à frente.

IMG_3648

Procissão Mariana, onde todos portam uma vela acesa e com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes à frente.

Na cidade de Lourdes existem outros passeios interessantes a fazer como visitar o Pic du Jer através de um passeio de funiculaire, ou fazer um city tour em um pequeno trem que circula a cidade saindo do Office de Tourisme (clique aqui para acessar o site) ou da rua ao lado do Santuário, mas o complexo católico é o ponto principal dos visitantes da cidade.

Fundo das basílicas e a Procissão Mariana ao longo do rio Gauve

Fundo das basílicas e a Procissão Mariana ao longo do rio Gave

Nota do Conexão Paris: Lourdes fica no sudoeste da França, próximo à Bordeaux e à Toulouse, quase na divisa com a Espanha. Ela é o 3° local de peregrinação católica mais visitado do mundo, perdendo somente para o Vaticano e para a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México. Existem trens rápidos (os TGVs) saindo da Gare Montparnasse em Paris com destino à Lourdes, a viagem dura cerca de 6 horas. Outra opção interessante é se hospedar na cidade de Bordeaux (leia aqui nossos artigos sobre a cidade e a região) e de lá ir até Lourdes (cerca de 2h30 de viagem em TGV direto), foi isso que a Lourdes fez.

Como chegar em Lourdes

Saindo de Paris temos três opções, de carro, de trem TGV ou de avião.

. De trem. Em 6 horas fazemos centro de Paris Gare Montparnasse/centro de Lourdes. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 1h15. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lourdes, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Orléans, Tours, Bordeaux. Belo passeio no Vale do Loire e na região vinícola de Bordeaux. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.


Lourdes
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

31 pitacos, participe desta conversa

  1. Débora disse:

    Gostaria de saber se no mês de janeiro tem a procissão das velas? E se funciona normalmente as atividades.Vou na segunda semana de janeiro. Grata

  2. Bernadete Terezinha dos Ânjos Jung disse:

    Quando me casei em 2014, meu marido me levou para alguns lugares da Europa. Como me chamo Bernadete, fiquei encantada em conhecer o Santuário de Lurdes, tive uma grande vontade de ficar ali fazendo trabalhos voluntario e continuo com esse desejo. Como eu queria ter a oportunidade de voltar lá e me dedicar à quelas pessoas que circulam por todo o Santuário, buscando alívio para seus sofrimentos físico…

  3. Maria de Lourdes nogueira de Araújo disse:

    Meu sonho

  4. Wilma disse:

    Meu sonho conhecer o Santuário de N S de Lourdes

  5. Jussara Maria Pavolak de Oliveira disse:

    Estive em Lourdes em 2013 com meu filho mais novo que morava em Madri na Espanha,ficamos tres dias.Como chorei naquele pátio admirando aquilo tudo sem acreditar que ali eu estava.Quanta emoçao na gruta e no local onde acendi velas.trouxe muitos vidrinhos com água pra presentear amigos de fé.A Igreja subterranea fantastica enorme.O caminho da Via Sacra caminhei pelas estações com muita chuva tenho muitas fotos deste local.Esta visita a Lourdes ficou gravado na memória foi marcante,tudo lindo,muito organizado,as pessoas simpaticas e prestativas.Pensar que pisei no local que Santa Bernadete ali viveu,que estive abaixo da gruta onde nossa Mamãe do céu apareceu.Agradeço a ela pela viagem maravilhosa que fiz tambem a Fatima em Portugal e Vaticano em Roma.Vi o Papa Francisco.
    Dia 17 de abril agora irei a Terra Santa,Assis na Italia e novamente no Vaticano em peregrinação com Padre Kleyna e mais 43 pessoas.Estou ansiosa.Peço a Jesus e Maria que transcorra tudo bem nesta viagem.Outro sonho a ser realizado.
    Quem puder rezem por nos.Obrigado.Amém.

  6. Maria de Lourdes Polizel disse:

    Estive em Lourdes entre os dias 09 /10 e td muito bonito !!!! 11 de Maio de 2017 fiquei emocionada de ver as pessoas buscando curas .
    Senti muita paz e uma vontade imensa de ali ficar com aquelas pessoa de fé !!!! confesso eu ficaria ali por mais tempo!! de tão lindo é tudo aquilo …. vim pra minha casa com esperança de voltar novamente .

  7. Lourdes Bernadete disse:

    Meu sonho e ir conhecer o santuário de Lourdes ,eu me chamo Lourdes Bernadete e um dia vou realizar .hoje entreguei minha preces e súplicas na esperança de ser atendida pois me encontrou doente e meu filho Daniel desempregado com fÉ vai passar no concurso .
    Amém

  8. Lourdes Mariza Gonçalves Velo disse:

    Sou devota de Nossa Senhora de Lourdes. Sou Lourdes também e meu sonho era conhecer o Santuario e rezar aos pes da Imagem de Maria. Nunca pude realizar meu sonho. Mas sempre rezo e lembro Dela. dia 11 de fevereiro rezo para ela me proteger e á minha família. E tenho certeza que por Sua interseção, graças tenho recebido. Tenho idade, agora não tenho condiçoes de ir, mesmo que a parte monetaria permitisse. Ma sei que Nossa Senhora de Lourdes nunca me deixa. Sou sua filha e Ela é minha Mãe Protetora. Rezem por nós.

  9. Maria de Fátima Cavalcante Omena Cabral disse:

    Como posso adquirir um livro do Rosário de Nossa Senhora de Lurde

  10. Maria de Fátima Cavalcante Omena Cabral disse:

    Peço Nossa Senhora de Lurde abençoe minha família, nosso Brasil, minha vida, todos amigos do mundo inteiro. Amém

  11. valmir dos santos disse:

    gostaria de receber em casa aqui em osasco, sp, brasil, que fosse um vidrinho pequenino da agua da gruta de lourdes, tanto quanto a agua para beber quanto da agua das bacias para banhar o corpo inteiro, gostaria de saber se alguem que estiver em lourdes principalmente brasileiros que residam em sao paulo centro de sp, pudessem me trazer esse pedido, pagaria apenas pelo pouquissimo desses dois vidrinhos de agua para poder me livrar do tamanho do desemprego em que me encontro, meus contatos sao 1136565829, 34477115 e 986988299 sao paulo osasco, email telmimi@bol.com.br, se alguem puder me enviar algum email para responder por esse pedido, eu agradecerei infinitamente, obrigado, valmir.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Valmir, infelizmente não conhecemos ninguém que possa ir à Lourdes comprar os vidrinhos e lhe enviar. Se tivermos a oportunidade de ir até lá faremos isso com o maior prazer. Boa sorte!

  12. MARIA FILOMENA PERDIGÃO disse:

    Diviníssimo Salvador que nos destes a Vossa Vida, que derramastes o Vosso Preciosíssimo Sangue por todos os pecadores desde Adão até hoje e por todos os tempos, dignai-Vos purificar-me, libertar-me, salvar-me, curar-me, santificar-me, perdoar-me! Invoco também todo o poder do Vosso Divino Sangue pelos agonizantes deste dia, pelas Santas Almas do Purgatório, pelos pecadores tentados pelo suicídio, pelos que têm a intenção de matar os pequeninos ou o seu próximo, pela salvação da Santa Igreja, pela santificação dos sacerdotes, e especialmente pelo Santo Padre. Preciosíssimo Sangue de Jesus, meu Salvador, sede vitorioso em mim, sobre os meus inimigos e sobre o mundo inteiro! Que venha o Vosso Reino, ó meu Deus, rogo pelas Santas Lágrimas do Coração Imaculado de Maria! Amen. Ó Jesus, olhai para as Lágrimas de Sangue dAquela que mais Vos amou na terra e mais intensamente Vos ama no Céu! Ó Jesus, atendei as nossas súplicas, pelas Lágrimas de Sangue da Vossa Mãe San tíssima! Que a oração de todos os santos e santas do Paraíso, de todos os Poderes Celestes, em união com os Santíssimos Corações de Jesus e de Maria, nos obtenham o perdão de Deus e a salvação das nossas almas. Santíssima a Trindade, nós nos entregamos nas Vossas Mãos para a eternidade. Amen. Meu Pai e Deus Eterno, rogo que pela Paixão e Morte de Jesus na Cruz, Teu Altar de Justiça, seja todo o demónio, rebelde à Tua Vontade perfeita e Santa, expulso da Tua Presença e das nossas vidas, sendo, pela sua obstinação e soberba lançado nas cavernas infernais, sofrendo pela Cruz, de Ti renovada Justiça. Amen. Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, Vós que recebestes de Deus o poder e a Missão de esmagar a cabeça de satanás, nós Vos pedimos humildemente, que envieis as Legiões Celestes, para que, às Vossas ordens persigam os demónios, os combatam por toda a parte, reprimam a sua audácia, e os precipitem no abismo. Quem como Deus? Santos Anjos e Arcanjos, protegei-nos, defendei -nos! Ó boa e terna Mãe, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança! Ó Divina Mãe, enviai os Santos Anjos para nos defender e repelir para longe de nós o cruel inimigo! Amen. Ó meu Pai, venho pedir-Vos, com Jesus e Maria, a conversão, cura, purificação e libertação da minha família, a nossa Herança, a Vossa Palavra, a Palavra de Maria na nossa vida, a Vossa Misericórdia, a Vossa Justiça! São Miguel e todos os Santos Anjos, combatei e rogai por nós! Ó Pai, na Tua magnificência, depois de teres criado o homem livre, no Teu desígnio de Amor, continuas a respeitar a sua liberdade. O cumprimento da Vontade do Pai é a plena realização da sua liberdade. Unidos à Santíssima Virgem, digamos: ” Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra ” (Lc 1,38). Ó Sacratíssimo Coração de Jesus, guardai e defendei a minha alma e as da minha família! Pai, pelo coração Acolhedor do Vosso Filho Bem-Amado, fazei descer todo o poder das graças dos mistérios do rosário, para qu e essas mesmas todo-poderosas graças formem um escudo de protecção, de luz e de paz à volta das nossas almas, à volta da terra, e para acorrentar as forças do mal; vem libertar-nos, resgatar-nos, purificar-nos e santificar-nos, e vem curar em nós tudo o que não é Teu, meu Deus! Vem destruir em nós todas as prisões dos nossos maus hábitos, de todos os nossos pecados e libertar as Almas do Purgatório! Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. E, tudo que pedires em oração, crendo, o recebereis. (Mateus 21, 22) Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, as Suas Chagas e as Lágrimas de Maria, em união com todas as Missas hoje celebradas em todo o Mundo, pela Vossa Vontade e intenções, pelo Santo Padre, pelas Santas Almas do Purgatório, pelas Almas da minha família, familiares amigos e conhecidos, pelas crianças abortadas, pelos não baptizado s, pelos que morrem neste dia, pelos pecadores em todos os lugares, pelos pecadores da Igreja Universal, pelo clero, religiosos, profetas, consagrados e suas almas, pelas almas de meus amigos, inimigos e benfeitores, pelos pecadores de minha casa e de meus vizinhos e suas almas, pela conversão cura, purificação e libertação da minha família e de toda a humanidade, e pelos que sofrem a imposição, a violação do poder das trevas. Na Vossa infinita Misericórdia, Senhor, libertai-nos do poder do Maligno, paralisai Satanás! Rogo-Vos, meu Pai, o Vosso Amor, a Vossa Misericórdia, a Vossa Justiça! Amen. Neste momento, Senhor Jesus, eu me lavo com Teu Sangue preciosíssimo, e também lavo Nele todas as pessoas que comigo convivem. Teu Sangue seja para nós cobertura e protecção, e que o Divino Espírito Santo renove em cada um de nós Sua unção, Sua força e Seu poder. Pela poderosa intercessão da Virgem Maria, de seus Anjos e Santos. Amen!

  13. Regina Maria Siva dos Santos disse:

    Em 2010 a minha filha me presenteou com uma viagem a Paris, pois ela morava lá,então eu disse:-Só vou se vc me levar para conhecer Lourdes o Santuário e assim aconteceu.Foi uma emoção muito grande, achei tudo lindo.

  14. BASILIO VISCONDE FILHO disse:

    Estive em LOURDESem maio/2017 com minha esposa e um grupo de super amigos,tive a graça de tomar o banho nas aguas da gruta.uma experiencia maravilhosa voltei renovado na certeza de voltar outra vez,quero levar meus filhos e netos.

  15. Maria de Lourdes Soares da Silva Alves disse:

    tudo muito lindo emocionante gostaria muito de conhecer a gruta de Lourdes.
    um dia quem sabe!
    pra Deus não ha nada impossível.

Próximos 11 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.