Nossa querida leitora Lourdes Marques nos conta como foi sua visita ao Santuário Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Lourdes, na França

Acredito que, para os católicos, visitar o Santuário Nossa Senhora de Lourdes seja uma experiência emocionante e inesquecível.

As Basílicas, as diversas capelas, a Gruta, o banho da purificação, a água da fonte, o belo rio Gave de Pau, a solidariedade das pessoas, tudo contribui para nos sentirmos em um ambiente de paz e tranquilidade interior.

01

Porta da Misericórdia, como é chamada a entrada do Santuário Nossa Senhora de Lourdes

Ao cruzar a Porta da Misericórdia, como é chamada a porta de entrada do Santuário, nos deparamos com uma grande praça tendo as Basílicas da Imaculada Conceição e de Nossa Senhora do Rosário ao fundo. É um momento de grande emoção para os peregrinos.

02

A Basílica da Imaculada Conceição

A Basílica da Imaculada Conceição é também chamada de Basílica Superior e compreende uma nave dividida em nove vãos iguais, de estilo ogival do século XIII.

Foi benta em 15 de agosto de 1871 e consagrada em julho de 1876. Seus vitrais retratam a história da Virgem Maria.

07

A Basílica da Imaculada Conceição

Continuando pela praça, do lado esquerdo, temos a Basílica subterrânea São Pio X, com uma superfície de cerca de 12.000 m². O interessante dessa Basílica é que, da praça não se percebe que existe uma igreja tão grande e bonita embaixo do lindo gramado verde.

Sua planta apresenta um formato oval de 201 metros por 81 metros. Com uma capacidade máxima de 25.000 pessoas, esta Basílica foi consagrada em 25 de março de 1958, na época do centenário das Aparições, pelo futuro Papa João XXIII.

Ela é decorada por 39 telas que representam diversos santos e beatos, bem como por 52 obras em gemmail (uma técnica artística constituída pela justaposição de fragmentos de vidro colorido).

03

Basílica subterrânea São Pio X

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Do lado direito da praça principal, ao cruzarmos uma das pontes sobre o rio Gave de Pau, vemos a Igreja de Santa Bernadette. Esse foi o último local de culto construído na área do Santuário e inaugurado em 1988.

A Igreja Santa Bernadette está situada em frente à Gruta de Massabielle. Esta igreja moderna, dotada de divisórias removíveis, foi edificada no lugar onde Bernadette Soubirous encontrava-se na ocasião da última aparição, em 16 de julho de 1858.

04

De todos os lugares do Santuário o mais visitado é A Gruta das Aparições, que fica no rochedo de Massabielle e é o lugar onde a Virgem Maria apareceu, em 1858, para Bernadette Soubirous, uma jovem de 14 anos, originária de Lourdes.

No fundo, à esquerda da Gruta, está a fonte revelada por Bernadette segundo as indicações da Santa Virgem.

Todos os visitantes querem sentir a emoção de tocar a água que jorra do rochedo. A água da fonte é canalizada e alimenta os chafarizes, as piscinas e o caminho de água.

A Gruta é visitada por cerca de 6 milhões de pessoas por ano.

05

A Gruta das Aparições

Na base do rochedo de Massabielle está a Basílica de Nossa Senhora do Rosário. De estilo romano-bizantino, ela foi projetada como pedestal da Basílica da Imaculada Conceição, que está situada acima da Gruta das Aparições.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é um monumento ornamentado com mosaicos venezianos que se estende sobre uma superfície de 2000 m².

A Cripta também se situa no Rochedo de Massabielle entre a Basílica Superior e a Basílica do Rosário. Ela foi o primeiro santuário inaugurado em 19 de maio de 1866 e possui uma capacidade de 120 lugares.

Acima da entrada observe um mosaico de São Pio X. Um longo corredor de acesso coberto de ex-votos que agradecem a Deus e rendem-lhe graças por intermédio da Virgem Maria por todas as bênçãos recebidas conduz a um local de silêncio e oração pessoal.

06

A Cripta situada no Rochedo de Massabielle

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

Outro importante lugar de visita são as Piscinas do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. O banho nelas significa para os peregrinos a purificação, o perdão e a reconciliação. Todos os anos, cerca de 350.000 pessoas passam por essas piscinas e banham-se em uma água de aproximadamente 12°C.

Para atendimento aos visitantes existe um Centro de Informação, um pequeno hospital, cadeiras de rodas e triciclos para pessoas com dificuldades de locomoção e uma livraria. Clique aqui e acesse o site oficial do Santuário.

A programação diária de março a outubro de 2016, que é impressa também em português, é bem extensa e se encerra, às 21h, com uma bonita e emocionante Procissão Mariana, onde todos portam uma vela acesa e tem a imagem de Nossa Senhora de Lourdes à frente.

IMG_3648

Procissão Mariana, onde todos portam uma vela acesa e com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes à frente.

Na cidade de Lourdes existem outros passeios interessantes a fazer como visitar o Pic du Jer através de um passeio de funiculaire, ou fazer um city tour em um pequeno trem que circula a cidade saindo do Office de Tourisme (clique aqui para acessar o site) ou da rua ao lado do Santuário, mas o complexo católico é o ponto principal dos visitantes da cidade.

Fundo das basílicas e a Procissão Mariana ao longo do rio Gauve

Fundo das basílicas e a Procissão Mariana ao longo do rio Gave

Nota do Conexão Paris:

Lourdes fica no sudoeste da França, próximo à Bordeaux e à Toulouse, quase na divisa com a Espanha.

Ela é o 3° local de peregrinação católica mais visitado do mundo, perdendo somente para o Vaticano e para a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México.

Existem trens rápidos (os TGVs) saindo da Gare Montparnasse em Paris com destino à Lourdes, a viagem dura cerca de 6 horas.

Outra opção interessante é se hospedar na cidade de Bordeaux (leia aqui nossos artigos sobre a cidade e a região) e de lá ir até Lourdes (cerca de 2h30 de viagem em TGV direto), foi isso que a Lourdes fez.

Como chegar em Lourdes

Saindo de Paris temos três opções, de carro, de trem TGV ou de avião.

. De trem. Em 6 horas fazemos centro de Paris Gare Montparnasse/centro de Lourdes. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência (clique aqui para pesquisar e comprar), consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião de Paris a Lourdes dura 1h15. Clique aqui para pesquisar as melhores ofertas de passagens aéreas.

. De carro. Passando por Orléans, Tours, Bordeaux. Belo passeio no Vale do Loire e na região vinícola de Bordeaux. Clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris