Rua Férou

Rua Férou

A rua é estreita com belo imóveis escondidos por muros altos. Ela liga o jardim Luxembourg e a praça Saint Sulpice, quer dizer, o coração intelectual e elegante de Saint Germain.

Ela se chama rua Férou e se tornou ponto de peregrinação dos fãs de poesia e de literatura porque lá se encontra o poema mural, de 300 m2, Le Bateau Ivre (O Barco Ébrio) de Arthur Rimbaud.

Le Bateau ivre

Le Bateau ivre

Por que neste lugar ? Pertinho do muro, na esquina da rua Bonaparte e da rua Vieux Colombier, existe uma placa informando que em 1871 Rimbaud recitou pela primeira vez este poema no restaurante – que não existe mais – Denogeant.

O poema mural foi realizado pela Fundação Tegen-Beeld e é uma iniciativa cultural holandesa financiada pela Embaixada da Holanda em Paris. Ela foi realizada pelo calígrafo Jan Willem Bruins.

Neste poema Rimbaud descreve um barco que rompe suas amarras, uma metáfora do poeta rompendo com a ideologia dominante e a poesia tradicional.

Os versos se referem várias vezes à história francesa e cria imagens que, para os não inciados, são dificilmente interpretadas.

Muitos consideram que o poema é também uma alegoria do persurso que todos fazemos da infância até a idade adulta. Toda a obra de Rimbaud foi escrita durante um período de seis anos, entre quinze e vinte e um anos. Depois, silêncio total. O poeta se tornou um mito, exemplo do intelectual torturado que renuncia à comunicar seus sentimentos e mergulha nos prazeres destrutores das drogas. Rimbaud morreu aos 37 anos.

Leia o poema da direita para a esquerda

Leia o poema da direita para a esquerda

No muro encontramos um toque do humor holandês, explicando porque devemos ler o poema da direita para a esquerda: Rimbaud, aos 17 anos, declamou o Le Bateau Ivre pela primeira vez aos seus amigoa à partir do primeiro andar de um antigo café do outro lado da praça Saint Sulpice. Na nossa imaginaão, o vento soprava da praça Saint Sulpice em direção à rua Férou.

O poema, o muro, a caligrafia e a região formam um conjunto perfeito!

 

capa

Nosso guia 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela 1ª vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.