Simplissime. Le livre de cuisine le + facile du monde

Simplissime. Le livre de cuisine le + facile du monde

Ele se chama Simplissime, o livro de cozinha o + fácil do mundo. Do seu autor, temos somente o nome J.F.Mallet. A introdução anuncia que o livro é fruto de anos de experiência e responde à difícil questão : o que vou cozinhar hoje ? Em seguida explica que as receitas são hiper fáceis, realizadas com ingredientes que encontramos em qualquer supermercado.

O comprei após ler uma crítica entusiasta onde fiquei sabendo que o autor é chef, formado pela reputada escola Ferrandis em Paris, trabalhou com grandes chefs, se converteu em fotógrafo culinário e mais tarde foi crítico gastronômico.

No final de longo trajeto profissional ele chegou à conclusão que as receitas dos livros já publicados são longas, complicadas, com ingredientes difíceis de serem encontados e nunca ficam iguais às fotos ilustrativas. Além do mais, muitas delas exigem eletrodomésticos que não temos como fornos com opção altíssima temperatura ou à vapor.

Salmão defumado

Salmão defumado com aipo

Daí a idéia do Simplissime.

Já testei quatro receitas e o resultado foi positivo. Três ficaram gostosas e em somente uma faltou um tempero mais relevante. As receitas são realmente simples e muitas delas originais. Outra qualidade, encontramos receitas inspiradas de outras culturas e que hoje todos conhecem como pizzas, risottos e pratos da cozinha thai.

Uma das receitas que testei foi rolinho de salmão defumado recheado com aipo e servido com um molho preparado com iogurte, curry, sal e pimenta do reino. Esta receita pode ser servida como entrada ou prato principal. No inverno, ela seria entrada e agora no verão um prato leve e saboroso.

Sopa de abórora com avelãs

Sopa de abórora com avelãs

Testei também sopa de abóbora com avelã: cozinhar a abóbora na água durante 35 minutos, depois colocar creme de leite e óleo de avelã. Bater no liquidificador, temperar com sal e pimenta do reino e degustar com avelãs quebradas e um fio de óleo de avelã. Eu modifiquei um pouco a receita ao tostar as avelãs, assim ficam mais saborosas.

Antes de escrever este artigo continuei minha pesquisa sobre o livro e encontrei poucas críticas. Uma delas era sobre tempo de cozimento de uma receita, considerado curto demais e outra sobre a falta de um bom index no final do livro.

O sucesso do Simplissime foi fulgurante. Editado em setembro de 2015, o livro já foi vendido a mais de 250.000 exemplares enquanto que a expectativa era de 50.000 exemplares, o que já seria um sucesso. Ele está sendo traduzido em 10 idiomas. Não sei se será traduzido – ou se já foi – em português. De todas as maneiras com a mise en page escolhida, mesmo não sabendo francês podemos entender as receitas.

Logo após o sucesso do primeiro Simplissime, o Simplissime Light acabou de ser editado e o Simplissime Sobremesas sairá agora no final de agosto.

Simplissime, le livre de cuisine le + facile du monde, H.F. Mollet, Editora Hachette.

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.