O jornal Le Figaro publicou, estes dias, um artigo sobre um imóvel que adoro e que vocês talvez conheçam. Flanando pelas margens do Sena, vocês devem ter visto o famoso “menor imóvel de Paris”.

Ele se encontra no 7ème distrito da cidade, no número 13 do Quai Voltaire, entre lojas chiques e antiquários famosos.

O menor imóvel de Paris from lina hauteville on Vimeo.

Ele possui somente 2,50 metros de largura e uma imensa e bela porta azul. Seu tamanho contrasta com a riqueza da fachada decorada com esculturas e com bonitas grades de ferro forjado.

Cada vez que flano pelas margens do Sena, atravesso até a rive gauche na esperança de um dia encontrar a porta azul aberta, ver alguém na janela, enfim, descobrir um indício que explique a singularidade do imóvel.

De acordo com o Le Figaro, antigamente este estreito espaço era uma passagem que conduzia uma mansão instalada no centro da quadra. Em Paris, imóveis construídos no interior da quadra não são raros. Eu residi, durante 13 anos, em um prédio do Marais “escondido” atrás de um imóvel que dava para a rua, uma verdadeira ilha protegida do barulho exterior.

Não sabemos quando a minúsculo prédio de Saint Germain ocupou a estreita passagem/acesso. Será que a mansão foi destruída? Se ela existe ainda, um outro acesso foi criado com a largura necessária para passagem de veículos?

Se prestarem atenção verão outros pequenos prédios parisienses medindo entre 1,10m e 3,50m. Todos eles vieram se incrustrar nos espaços vazios entre dois imóveis. Eles criam um movimento interessante, criando um relevo nas fachadas.

Print Screen Google map artigo Le Figaro

Print Screen Google map artigo Le Figaro

Um outro imóvel minúsculo está no 7 bis boulevard Saint Germain, no Quartier Latin. Há séculos passados, Paris era protegida por uma muralha conhecida como enceinte de Philippe Auguste, hoje destruída. Para termos uma idéia da largura desta muralha basta prestarmos a atenção no endereço acima. Ele foi construído no início do século 20 no vazio deixado pela desaparecimento da muralha.

Leia artigo do Le Figaro aqui.


MinhaViagemParis1Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.