Nesse último domingo, o Conexão Paris foi convidado para um evento hiper emocionante e exclusivo. Tivemos o privilégio de assistir à chegada do Tour de France do alto do Arco do Triunfo, cujo acesso ficou restrito aos convidados do evento.

Vista da avenida Champs Élysées a partir do arco do Triunfo

Vista da avenida Champs Élysées a partir do arco do Triunfo

A vista que se tem do topo do Arco é impressionante. Além das perspectivas grandiosas das 12 avenidas que nele chegam – que estavam vazias por causa do Tour France – conseguimos avistar os grandes monumentos parisienses.

Várias vistas que se tem do alto do arco do Triunfo: Place de la Concorde, Torre Eiffel, La Défense…

Várias vistas que se tem do alto do arco do Triunfo: Place de la Concorde, Torre Eiffel, La Défense…

Além das belezas da cidade, assistir do alto do Arco os ciclistas subindo e descendo a avenida Champs Élysées e os caças passando logo acima das nossas cabeças soltando fumaça nas cores da bandeira francesa é uma experiência ímpar e de tirar o fôlego.

Essa foi a 103ª edição do Tour de France. Ao longo desses 103 anos de existência a competição evoluiu e cresceu em importância. Atualmente ela é o 3º evento esportivo mais assistido no mundo, perdendo somente para os Jogos Olímpicos e para a Copa do Mundo de Futebol.

O 1º Tour de France, organizado em 1903, teve como objetivo aumentar as vendas do então jornal L’Auto. Como a jogada de marketing deu certo – a circulação do jornal aumentou em 6 vezes durante e logo após a corrida – o Tour foi repetido no ano seguinte e assim sucessivamente.

Essa primeira competição foi bem diferente das atuais. O Tour de 2016 teve 21 etapas passando por terrenos planos, acidentados e montanhosos; em 1903 foram somente 6 etapas de trajetos planos e bem mais longos. A 1ª etapa do 1º Tour de France foi Paris-Lyon, cerca de 450km, a ser feita em 1 dia! Bem mais exigente do ponto de vista físico e psicológico que nos dias de hoje.

1903

O 1º Tour de France, 1903, e suas 6 etapas

O 103º Tour de France, 2016, e suas 21 etapas

O 103º Tour de France, 2016, e suas 21 etapas

Atualmente, na última etapa do Tour de France os ciclistas saem da cidade de Chantilly e vem até Paris. Na cidade eles fazem 10 vezes o circuito que consiste em subir a avenida Champs Élysées, dar a volta no Arco do Triunfo, descer a mesma avenida, passar pela Place de la Concorde e ao longo do Tuileries, entrar no túnel embaixo do Louvre, pegar a rue de Rivoli e de volta à Champs Élysées.

Leia também nosso artigo sobre o Arco do Triunfo, clique aqui.

Na nossa agência online Minha Viagem Paris, você encontra ingressos para o Arco do Triunfo e vários outros monumentos em Paris e na França, clique aqui.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.