Por Ana Bittencourt e Filipe Galvon, criadores do serviço Meu Curta em Paris

Quem passa pelo Boulevard Voltaire todos os dias talvez não se dê conta de quantas histórias se escondem ali. Da Praça da République à Nation (suas duas extremidades), são quase 3 quilômetros carregados de simbolismos que não apenas remetem a acontecimentos importantes do passado, mas revelam também um breve retrato da situação atual da França – e, por que não, do mundo.

Parece evidente que um boulevard que leva o nome de um filósofo iluminista seja cenário de resistência contra a intolerância e de lutas pelos direitos de homens e mulheres. Mas para muitos, essas histórias são ainda desconhecidas e seus símbolos passam despercebidos. Por exemplo, quem nota que, nas duas praças que ligam o boulevard, as estátuas representam a mesma personagem (Marianne, ícone adotado na revolução francesa)?

Poucos sabem que antes de se tornar boulevard, ali ficava um subúrbio onde dezenas de revoltas populares foram abafadas pela monarquia. Que ele é um dos grandes eixos construídos pelo prefeito Barão de Haussmann durante o império de Napoleão III. Que ali foram erguidas barricadas da Comuna de Paris, em 1871. Que durante a ocupação nazista na França, judeus foram deportados dali para o campo de concentração de Auschwitz. Que nove manifestantes foram mortos pela repressão dentro da estação de metrô Charonne, durante um protesto contra a Guerra da Argélia em 1962. E que ele é o endereço principal dos locais onde aconteceram os atentados de novembro de 2015.

Hoje, o Boulevard Voltaire é uma paisagem que parece encarnar a constante transformação da sociedade francesa. Localizado num dos bairros que mais se desenvolvem em Paris, o 11° arrondissement, ele abriga diferentes nacionalidades, origens, classes sociais. Uma diversidade que pode ser vista num simples passeio ao longo do boulevard. Tradicionais imóveis do século XIX e lojas de videogame lado a lado. A antiga comunidade judaica coabitando com imigrantes chineses que continuam a chegar e a se instalar no bairro. Um McDonald’s que fica a poucos metros de uma lanchonete de kebabs chamada MacDoner. Bares hipsters e boates convivendo com ocupações de refugiados.

Por toda essa carga simbólica, o Boulevard Voltaire continua sendo o palco das principais manifestações que acontecem na França e ecoam no mundo todo. Recentemente, com as marchas após os atentados na sede do jornal Charlie Hebdo e na casa de shows Bataclan, ambos nas imediações, o local retomou de vez o seu papel de cenário histórico. Na entrada do boulevard, ainda acontecem assembleias gerais do movimento Nuit Debout. Nas calçadas, os bancos e as mesas de bar chamam à viver o espaço público, à conviver a diversidade. O verão convida a um passeio pelo Boulevard Voltaire, a descobrir suas histórias e a se encantar com esse lugar ainda um pouco inexplorado de Paris.

O Meu Curta em Paris transforma seu passeio à cidade mais encantadora do mundo em um curta-metragem só seu, gravado com linguagem cinematográfica e protagonizado por você. Um souvenir único e exclusivo, que você vai poder guardar e compartilhar para sempre.

Leia também:


capa

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.