Se você gosta de creme chantilly, gostará também, ou mais ainda, do creme fontainebleau. Estes dois cremes representam duas receitas com diferenças sutis entre elas e originárias de duas cidades conhecidas pelos seus magníficos castelos. O creme chantilly é mundialmente conhecido, enquanto o fontainebleau é reservado à alguns gourmets bem informados.

Creme fontainebleau. Foto: On dine chez Nanou

Creme fontainebleau. Foto: On dine chez Nanou

A receita do fontainebleau apareceu no século 18 e foi inventada por um comerciante de Fontainebleau. O crémier percebeu que na superfície das latas de leite fresco transportadas nas charretes e sacudidas nas ruas pavimentas com pedras, se formava um creme leve e aéreo que todos degustavam rapidamente antes que a espuma desaparecesse. Transformar um acaso em receita foi fácil. O personagem bateu o leite até atingir o volume e a leveza necessária.

Hoje, os fabricantes do creme fontainebleau se dividem entre dois grupos: os tradicionais que o fabricam a partir de uma receita guardada debaixo de sete chaves – uma mistura de cremes de leite batidos até um ponto próximo da manteiga, sem açúcar e sem queijo fresco. Todo o segredo se encontra na identificação deste ponto preciso.

Em Paris você compra esta maravilha na Fromagerie Barthélémy que faz parte dos fornecedores do Palácio do Élysée, o Palácio do Governo. A proprietária da Barthélémy comprou a fromagerie histórica de Fontainebleau e continua vendendo o creme no lugar onde foi inventado.

Nestes dois endereços, o creme fontainebleau é fabricado todas as manhãs em pequena quantidade, somente uns 10 pequenos potes. A data de expiração é curtíssima. Em apenas dois dias o creme perde sua forma.

Vale a pena comprar um potinho do creme tradicional e o degustar com um coulis de framboesas ou com morangos frescos. Inesquecível.

Os outros fabricantes, para diminuírem a taxa de gordura do creme fontainebleu, o cortam com fromage blanc, uma especialidade francesa feita a partir de um sub-produto do queijo. Nomes famosos da área são adeptos desta receita –  50% de fromage blanc e 50% de creme de leite – como a maison Androuet e o chef pâtissier Michalak.

A indústria agroalimentar conseguiu desenvolver uma receita do creme fontainebleau com data de expiração prolongada de 10 dias. O supermercado Monoprix Gourmet propõe um fontainebleau mixto creme e fromage frais.

Fromagerie Barthélémy: 51 rue de Grenelle, 75007 Paris e 92 rue Grande, Fontainebleau.

Na site Minha Viagem Paris você encontra passeios aos Castelos de Fontainebleau e Chantilly, clique aqui e aqui.

Leia também:


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.