O Vale do Loire possui castelos que estão fora do roteiro turístico internacional e que merecem ser conhecidos. Claro que se você tem apenas um dia para visitar a região, não ver Chenonceau é um erro. Mas, se você já o conhece ou se sua estadia no Vale é de dois ou três dias, apresentamos para você o Castelo Chaumont sur Loire.

Castelo Chaumont sur Loire se encontra a menos de 200 km de Paris, entre as cidades de Tours e Blois. O castelo não é privado e pertence à um organismo de administração regional. Ele está aberto o ano todo, assim como seus jardins e parque.

Castelo Chaumont sur Loire

Castelo Chaumont sur Loire – Vue du Château depuis le Parc Historique, créditos E.Sander

Esta bela construção foi propriedade de Catherine de Médicis, de Diane de Poitiers e da Princesse de Broglie.

Chaumont é dinâmico e organiza durante o ano eventos importantes que atraem e seduzem os franceses. A mídia especializada costuma dizer que a arte encontrou em Chaumont seu biótopo natural com seus 32 hectares de castelo, bosques, estábulos, haras, jardins floridos.

Domaine Chaumot sur Loire

Domaine Chaumot sur Loire. Créditos E.Sander

Chaumont convida regularmente artistas internacionais famosos para exposições no castelo e suas dependências. Entre eles o britânico Andy Goldsworthy, o italiano Giuseppe Penone, o guineense El Anatsui, recompensado com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2015.

« Le jardin flottant du songe », Festival International des Jardins, 2016 - © Eric Sander

« Le jardin flottant du songe », Festival International des Jardins, 2016 – © Eric Sander

Festival Internacional de Jardins

Mas o auge deste tropismo vegetal e artístico é o Festival Internacional de Jardins que acontece todos os anos em Chaumont. Desde 1992, o Festival ocupa 3 hectares do seu parque e revela a criatividade do paisagismo internacional. São verdadeiras obras de arte vivas assinadas por talentosos artistas.

castelo chaumont

Escultura vegetal de Cornelia konradis – Créditos Eric Sander

Este festival já acolheu paisagistas famosos que criaram jardins para Chaumont, assim como arquitetos de renome como Michel Wilmotte, designers como Pablo Reinoso, artistas como Ernesto Neto e membros do mundo do teatro como Bob Wilson e Benjamin Millepied.

Em 2016 o festival convidou o artista brasileiro Henrique Oliveira. Ele apresentou a obra já exposta na Bienal de São Paulo de 2014. Outro participante foi Jean Claude Ellena, durante anos perfumista da Hermès, com uma obra chamada o Jardim do Perfumista.

Nas margens do rio Loire, Chaumont oferece atrações o ano todo.

Festival Internacional de Jardins, até dia 04 de novembro 2018. Clique aqui para ver o mapa e a localização das obras do festival.

Como ir de Paris até Chaumont-sur-Loire

  • Trem: não existe trem direto de Paris até o castelo, pegue o trem até Blois e de lá carro ou ônibus regional para Chaumont-sur-Loire. A viagem de trem até Blois tem cerca de 2h de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Orléans e outra cidades menores. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: Pegue o ônibus até Tours e de lá carro ou ônibus regional até Chaumont, esta é a opção mais barata. A viagem tem cerca de 3 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Outros passeios ao Vale do Loire


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.