Introdução do Conexão Paris

Conversando com uma amiga sobre uma próxima estadia em Bordeaux, ela me sugeriu rever Toulouse, na sua opinião mais interessante. Além do seu patrimônio cultural, Toulouse seria jovem e alegre. Opinião que bateu com a de um leitor do Conexão Paris. Abaixo o relato de Juarez.

Toulouse, a cidade rosa. Tourisme Midi Pyrénées no Flickr

Toulouse, a cidade rosa. Tourisme Midi Pyrénées no Flickr

Por Juarez Villela Filho, 38 anos, advogado, viajante e um apaixonado pela França, suas pessoas e cultura.

Toulouse é uma cidade de médio para grande porte (para os padrões europeus), capital da região Languedoc/Roussillon/Midi Pyrénées no sul da França. Ela é a quarta cidade francesa em termos de população logo após Paris, Marseille e Lyon. Toulouse é conhecida como “La Ville Rose” por causa da cor do material de construção tradicionalmente utilizado na região, um tijolo de cor laranja rosado.

Por ser sede da gigante Airbus e de Airbus Group, Toulouse á a capital européia da indústria aeronáutica e espacial e conta com 3 universidades expoentes de engenharia e tecnologias. A cidade possui inúmeras outras indústrias na área da informática, química, eletrônica e vários centros e pesquisa.

Toulouse, rio Garonne. Foto Juarez

Toulouse, rio Garonne. Foto Juarez Villela Filho

Por isso, Toulouse é uma cidade universitária e conhecida por seu aspecto jovem e dinâmico.

Os bares próximos aos campus universitários são extremamente movimentados. A bebida mais consumida pelos jovens é o “Pastis” Ricard, com gosto de anis e que se toma com água e gelo. O pastis é servido como o Arak e tão forte quanto.

A cidade é plana e convida para a caminhada. O rio Garonne que corta a França quase que de norte a sul, passa pela cidade. Ele é navegável e possui algumas áreas de lazer no seu curso por Toulouse. O clima é ameno, semelhante ao de Curitiba, com uma média de temperaturas mais alta que Paris.

Vista a partir do Pic du Midi. Fotos;

Vista a partir do Pic du Midi. Fotos: Juarez Villela Filho

Toulouse fica há duas horas da histórica cidade fortaleza de Carcassonne. Um passeio obrigatório. E menos de 3 horas de uma grande atração francesa, o Pic du Midi. Situado a 2.876 m de altura, o pico é conhecido pela vista que temos de toda a cadeia de montanhas franco-espanhola. Ele é acessível, para os corajosos, a pé por caminhos balizados e, para os menos corajosos, por teleférico.

Estádio de Toulouse

Estádio de Toulouse. Foto Juarez Villela

Mais que o futebol, a paixão do torcedor de Toulouse é o rugby. Este segundo esporte nacional é forte e mais popular no sul da França. A equipe do Stade Toulousain possui média de público acima de 12 mil pessoas e suas principais partidas são disputadas no estádio municipal com capacidade para cerca de 25 mil espectadores.

A cidade possui 2 linhas de metrô. Ela é muito bem bem servida de trens para toda a França e Espanha, além de um aeroporto com voos diários para Paris e outras cidades.

Os preços são menores que em Paris. Uma boa pedida é almoçar no piso superior do mercado da cidade e pedir uma entrecôte com fritas, que acompanhado pelo vinho da casa – o famoso pichet – não lhe custará mais que 40€. Este preço inclui os queijos, água e uma pequena salada de entrada.

Há pubs onde invariavelmente as pessoas se reúnem para beber cognac, Ricard e vinho e ver partidas de… rugby!

Toulouse é uma cidade segura. E na saideira da noite, pode-se andar e escolher uma das dezenas de portinholas que vendem os famosos crepes de diversos sabores ou o petisco favorito deste escriba na madrugada francesa, o kebab com molho árabe.

Toulouse é um encanto de cidade, limpa, organizada, com muitas pessoas andando de bicicleta e um ambiente agradável e convidativo para um passeio. E se gasta menos que nos grandes centros europeus.

Mirepoix. V C no Flickr

Mirepoix. V C no Flickr

Complemento do Conexão Paris

Toulouse pode ser incluída em vários roteiros pelo interior da França. Ela está a 2h30 de Bordeaux e ao lado do nosso roteiro do Périgord (leia aqui). Tenho um projeto de rever Toulouse – sua catedral, seus museus e visitar também a indústria Airbus – e em seguida explorar a cidade de Albi, classificada Patrimônio Mundial da Unesco, Carcassonne, conhecer os vinhedos de Fronton, conhecer a Gruta Mas d’ Azil e seus desenhos pré históricos, ir a Foix para visitar seu castelo, passear por Mirepoix… Em breve, espero.

Como ir de Paris até Toulouse

  • Avião: a viagem de avião dura 1h10. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 6h40. Preços a partir de 53 euros dependendo da data e hora. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Orléans, Limoges. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 9 horas de duração. Preços a partir de 25 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

MinhaViagemParis1Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.