A meteorologia veio complicar a situação tensa provocada pelas greves da SNCF e da RATP que ocasionam interrupções dos transportes urbanos e ferroviários.

Transportes

Na quarta feira, peguei o TGV para Lausane e todos os vagões estavam entupidos com passageiros viajando em pé ou acomodados nos espaços bagagem. Como os trens para Dijon tinham sido anulados, a tática dos passageiros que ficaram a ver navios foi subir no primeiro trem que os levasse até lá. E o Paris/Lausanne fazia escala em Dijon.

Anotem: esta prática tem o acordo da SNCF. Se um dia seu trem for anulado, suba no seguinte. Mas atenção, você poderá pegar somente as poltronas vagas. Os passageiros “oficiais” tem prioridade.

Como a greve comemora sua terceira ou quarta semana, os parisienses estão tensos, prevendo situações dramáticas com a chegada das férias de verão.

Para agravar a tensão, a chuva contínua inundou as vias férreas de certas regiões paralizando completamente os trens em certos trechos. Chambord, o maravilhoso castelo do Vale do Loire, estava alguns dias atrás com os pés dentro d’água.

Algumas autoestradas estiveram fechadas por causa de trechos inundados. A A10, direção Orléans, viveu a situação de 650 automobilistas bloqueados.

Aqui você fica sabendo informações constantemente atualizadas sobre o metrô e o RER.

Roland Garros

Cj8rdkOW0AAL6i5.jpg-large

Rolando Garros ontem (foto retirada do Twitter do campeonato)

A chuva é também um grande problema para os organizadores, participantes e público do Roland Garros.

O campeonato está devagar, com vários jogos anulados todos os dias. Um cenário catástrofe para as pessoas e empresas envolvidas.

Como os jogadores precisam de 24 horas de descanso, o atraso do calendário poderá acarretar a mudança da data dos jogos. Esta situação clássica no mundo do tênis – Roland Garros terminou na segunda em 2012; Wimbledon viveu o mesmo problema em 2001 – não deixa de ser complicada para todos.

Sobretudo para a Federação Francesa de Tênis que deve pensar nos espectadores que compraram seus ingressos, nos canais de TV e nos profissionais.

Por enquanto o campeonato está sendo compactado, quer dizer, os jogos anulados sendo transferidos para os dias seguintes. E todos torcem para que a chuva pare.

O público tem que ter paciência, mas por outro lado ele pode contar com a sorte. Em situações como esta os espectadores podem ver mais matchs por dia por causa da transferência dos anulados para o dia seguinte. Ou então, aqueles que possuem uma entrada para a final do torneio com direito de entrada “por dia”, acabam assistindo vários outros matchs importantes que foram transferidos.

Anote que nenhuma entrada é válida para o dia seguinte, com exceção dos tickes para a Final Homens.

Cheia do Sena

O Sena ontem, entre a Île de la Cité e a rive gauche

O Sena ontem, entre a Île de la Cité e a rive gauche

Em Paris, o Sena está sob vigilância máxima e as margens do rio já foram fechadas ao público. Os barcos de passeio estão parados. E como sabem, há anos paira sobre Paris a ameaça de uma grande inundação com as águas do Sena invadindo bairros centrais, museus, o metrô… O pico da cheia acontece hoje, com o rio 6 metros acima do seu nível normal. Mas a cidade não está alagada! O rio invadiu as caminhos e as vias expressas laterais, que estão abaixo do nível da cidade.

A fim de transferir as obras que estão expostas em seus subsolos para locais seguros, o Louvre e o Orsay não abrirão hoje, dia 03/06. Essa é uma medida preventiva.

Por causa das chuvas, o RER C parou de circular ontem às 16h. Hoje ele não circula em Paris entre as estações Gare d’Austerlitz e Javel. Isso, mais a greve, torna ir à Versailles uma tarefa árdua. A estação Versailles Rive Gauche ficará fechada.

Nestes últimos dias estamos todos ligados na meteorologia, nas águas do Sena e no humor dos líderes sindicais.

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.