Festa do Vinho de Bordeaux

Festa do Vinho de Bordeaux

Um dos eventos mais simpáticos da primavera francesa é a Festa do Vinho de Bordeaux. Do dia 23 até dia 26 de junho a cidade de Bordeaux recebe seus visitantes com degustações, concertos, fogos de artifício e palestras.

O evento acontece nas margens do rio Garonne. São 2 quilômetros de pavilhões onde os visitantes descobrirão 80 appellations de Bordeaux.

Degustações na Escola de Vinho de Bordeaux

Degustações na Escola de Vinho de Bordeaux

Um dos pontos altos do evento são as degustações organizadas pela Escola do Vinho de Bordeaux. No seu pavilhão os interessados poderão ter cursos de iniciação e de degustação. O pavilhão está situado no centro do Village 2 e possui vários espaços que correspondem ao nível de conhecimento de cada um. Uma sugestão, escolha o espaço Bar Accords Mets e Vins, dedicado à degustação e à harmonização de vinhos com produtos locais.

Para degustar e participar de todos os ateliês, basta comprar o Pass-Dégustation. Você tem duas opções, comprar via internet por 16 euros ou na hora por 21 euros. Clique aqui.

Degustaçao Grand Crus de Bordeaux

Degustaçao Grand Crus de Bordeaux

O evento possui outra proposta: sete degustações para descobrir as características dos grandes vinhos tintos do Médoc (Haut-Médoc, Margaux, Saint-Julien, Pauillac et Saint-Estèphe), e dos grandes vinhos licorosos de Sauternes e Barsac. Esta proposta acontece fora do espaço nas margens do Garonne nos salões do Palais de la Bourse, endereço onde nasceu a classificação dos vinhos de Bordeaux. Para participar basta comprar seu passe Passeport 1855. Preço: 65 euros. Clique aqui. Uma grande ocasião para degustar grandes vinhos que participam da classificação Grands Crus, criada em 1855. As desgustações acontecem na quinta 23, sexta 24 e sábado 25 de junho.

Festa do vinho de Bordeaux. Corrida de roladores de barris

Festa do vinho de Bordeaux. Corrida de roladores de barris

Entre as animações, sugerimos a corrida de rouleurs de barriques. Este esporte faz parte do folclore bordelais e possui o Club des Rouleurs de Barriques de Lussac Saint Emilion. Rolar o barril é um gesto ancestral e de todos os dias do tonelier, do viticultor e dos operários que carregavam e descarregavam os barcos, quando o único transporte era via fluvial e marítima.

Festa do Vinho de Bordeaux. Fogos de artifício todas as noites

Festa do Vinho de Bordeaux. Fogos de artifício todas as noites

E, todas as noites, o público é presenteado com um espetáculo de fogos de artifício. Cada ano, um tema e a deste ano, as cores. Na primeira noite os fogos serão em torno do azul, na segunda, o branco, na terceira o vermelho e, no último dia, a fusão das cores, uma pequena referência à participação da França no Campeonato Europeu de Futebol.

Bordeaux é uma cidade bem preparada para receber o turista. O evento está quase no centro da cidade e o acesso é fácil seja a pé, bike ou tramway.

Veja a programação completa clicando aqui.

Como ir de Paris até Bordeaux

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Orléans, Tours. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem tem cerca de 8 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

MinhaViagemParis1Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.