Exposição Picasso.Sculptures

A- A+

Se vier a Paris até agosto 2016, não deixe de ver a exposição Picasso.Sculptures no Museu Picasso, no Marais. É através das suas esculturas que percebemos a irrupção do lado lúdico do artista. A exposição está maravilhosa e saímos reconciliados com a vida.

exposição Picasso.Sculptures mostra o trabalho de Picasso a partir dos anos 30 quando o artista passou a trabalhar o gesso no seu atelier do Castelo de Boisgeloup, na Normandia. São figuras femininas deitadas, em pé, bustos, cabeças.

exposição picasso

Museu Picasso

exposição picasso

Cabeça de mulher

Em 1947 o artista se instalou em Vallauris, no sul da França, e desenvolveu esculturas com objetos de recuperação. A realização destas esculturas é impressionante. Um exemplo: a obra “Criança pulando corda” foi montada por Picasso e em seguida entregue à uma empresa para execução da obra em bronze. O corpo da menina é feito com uma cesta de pão e a cabeça com uma forma de bolo.

exposição picasso

Menina pulando corda

Nesta obra, também feita com objetos de recuperação e em seguida realizada em bronze, Picasso introduziu a pintura simulando contrastes entre luz e sombra.

exposição picasso

Crâneo de cabra, garrafa e vela

O belo conjunto “Os Nadadores” segue o mesmo procedimento : esculturas feitas com cabos de vassoura, pés de cama, armação de tela e pedaços de madeira fundidos em bronze.

exposição picasso

Os nadadores

Picasso manipulou também o papel, o dobrando em todos os sentidos. Como as obras eram frágeis demais, ele repetiu os mesmos desenhos em folhas de metal.

exposição picasso

Folhas de metal dobradas

Além de nos revelar o processo criativo de Picasso, a exposição nos mostra obras raramente vistas como os maravilhosos seis copos de absinto, expostos logo no início do percurso. Não sei se vocês sabem, mas o absinto é consumido em uma cerimônia que consiste em colocar um pedaço de açúcar sobre uma colher perfurada que repousa nas beiradas de um copo contendo uma dose de absinto. Em seguida gotas de água gelada o dissolvem e à medida que o açúcar cai na bebida sua cor passa de verde à verde leitoso. Leia onde degustar absinto em Paris aqui.

exposição picasso

Copo de absinto

Percorrendo a exposição percebemos que todo material que caísse nas mãos de Picasso era ponto de partida para a realização de uma obra de arte: conchas, madeiras velhas, pés de cama, vassouras, crâneos de animais, garrafas, copos, colheres, panelas, brinquedos. No final nos damos conta que para entendermos Picasso devemos levar em consideração pintura, gravura, escultura, transformação de objetos encontrados, papéis colados, desenhos, cerâmica, cinema, fotografia.

exposição picasso

Auto portrait, período azul

Ao terminar o percurso da expsoição Picasso.Sculptures, não deixe de visitar os andares superiores para ver parte do acervo: o maravilhoso período azul, o período inspirado nos grandes mestres, o período cubista…

E, até dia 31 de julho 2016, o museu apresenta pela primeira vez um artista convidado, o espanhol Miquel Barceló. Ela ocupa o sub-solo do Hotel Salé com cerâmicas, pinturas, esculturas do artista.

A exposição Picasso.Sculptures vai até dia 28 de agosto 2016.

Musée Picasso: 5 rue de Thorigny, 75003 Paris.

 

exposição picassoAcesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1 pitaco, participe desta conversa

  1. Andrea Ferreira disse:

    Genial!

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.