Você pode visitar Versailles e admirar sua arquitetura, sua decoração e seus jardins. Este passeio é maravilhoso.

Mas se você conhece as histórias e curiosidades sobre os habitantes do castelo, sua visita terá outro colorido.

O jardim de Versailles possui inúmeras fontes e uma das mais bonitas se chama bassin de Latone. A história desta fontaine é interessante e nos permite entender suas esculturas. Na realidade, esta fonte é uma imensa homenagem ao Rei Sol.

Quando falamos em Versailles pensamos em Louis 14, o monarca que tornou o castelo monumental e admirado por todas as cortes européias.

Louis 14 não ganhou o apelido de Rei Sol pelo seu estilo de vida. Ao escolher Apolo como emblema, o monarca se auto proclamou Rei Sol. Apolo era o deus grego da luz, da harmonia, da música, da dança, das artes… E foi Louis 14 que tornou a fonte o que ela é hoje.

Jardins de Versailles, bassin de Latone

Jardins de Versailles, bassin de Latone

O vídeo acima mostra o bassin de Latone antes da sua restauração. As esculturas estavam sujas e já sem a camada de ouro que as recobre. Hoje, a fonte tem a aparência das fotos.

A escultura central de uma mulher acompanhada pelos filhos representa Latone, mãe de Apolo e de Diane, e seu encontro com os camponeses da região chama Lycie. Latone era amante de Zeus, pai das duas crianças. Quando Zeus se casa com Héra, Latone é perseguida pela esposa do seu antigo amante. Condenada ao exílio, ela e seus filhos não encontram uma terra que pudesse recebê-los. Um dia, Latone e seus filhos foram impedidos, pelos camponeses, de beberem água em uma fonte. Cansada, Latone exprime sua cólera em relação aos camponeses e seu desejo de respousar para sempre nesta fonte.

Jardins de Versaille, bassin de Latone

Jardins de Versaille, bassin de Latone

O Bassim de Latone se refere ao castigo imposto aos camponeses pelo ultraje feito à mãe de Apolo e descreve o exato momento em que Zeus os transforma em sapos.

Jardins de Versailles, bassin de Latone

Jardins de Versailles, bassin de Latone

Versailles, bassin de Latone

Versailles, bassin de Latone

Versaille, bassin de Latone

Versaille, bassin de Latone

Preste atenção e verá que alguns já são sapos enquanto outros estão em fases diversas de transformação.

Versailles, bassin de Latone

Versailles, bassin de Latone

O conjunto possui, na sua base, figuras de tartarugas e lagartos. No primeiro degrau, camponeses em plena metamorfose ou já transformados em sapos. Nos andares mais elevados uma série de camponeses eternamente sapos. E no alto, Latone e seus filhos para sempre na fonte.

Certos historiadores interpretaram esta obra como uma alegoria da vitória de Anne da Aústria, mãe de Louis 14, no combate à revolta dos nobres chamada Fronde. Nesta época, o rei era ainda criança.

Latone representaria Anne da Áustria, a metamorfose dos camponeses ilustraria o castigo reservado aos que ousassem uma revolta contra o poder real.

Continue a visita dos jardins de Versailles e repare como várias esculturas representam sempre Apolo. O conjunto é uma sinfonia solar cujo verdadeiro homenageado é Louis 14.

Google Maps abaixo mostra a localização do bassin de Latone.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.