Nestes últimos dias, o nível das águas do Sena está alto e em algumas áreas já invadindo o espaço para pedestres.

No ano passado, em maio, o nível das águas chegou a 3.45m e a Prefeitura fechou a circulação de carros na voie Pompidou a partir do Jardin des Tuileries.

Projeto simulação inundação do Sena

Projeto simulação inundação do Sena

O risco de inundação grave é crescente e por isso, desde ontem, a Prefeitura de Polícia de Paris organiza uma simulação que durará até dia 18 de março. O objetivo é chamar atenção do público para a questão e preparar os serviços de intervenção para uma ação eficaz.

As consequências de uma inundação do Sena podem ser pesadas e dramáticas para os parisienses. Corte de eletricidade, trasportes públicos paralisados, vários bairros de Paris inundados, limpeza pública e coleta de lixo interrompidos.

Paris inundada em 1910

Paris inundada em 1910

Desde alguns anos, Paris se prepara para uma tal eventualidade. Paira no ar as lembranças da maior inundação do Sena, em janeiro de 1910.

Veja no vídeo abaixo as impressionantes imagens de arquivo.

Neste ano, as águas invadiram os cais e as margens do Sena. Depois investiram sobre inúmeras ruas e avenidas importantes como o boulevard Saint Germain e Haussmann. Milhares de habitantes tiveram que ser evacuados. Até bairros afastados do rio foram inundados como a área da estação ferrorivária Saint Lazare.

Inundação de 1910

Inundação de 1910

Em 1910, Paris adquiriu ares de Veneza.

Fora os atentados, o risco de inundação é o maior risco suscetível de paralisar a cidade e seus arredores. Ele envolve todos os sistemas estruturais: água, transportes, saúde, energia, telefone, eletricidade.

Graças  à simulação em curso, sabemos que em caso de inundação os canais oficiais de comunicação serão a Radio France Bleu 107.1 e o canal de televisão France 3. A Prefeitura de Polícia está comunicando textos, vídeos e fotos sobre a prevenção e conselhos na sua página do Facebook (clique aqui).

O objetivo não é criar ansiedade e sim favorecer uma tomada de consciência do risco. Um site de informação será instalado no Champs de Mars, perto da torre Eiffel, onde um filme em 3D simulando a subida das águas será divulgado.

Uma novo episódio como o de 1910 é uma certeza. Quando? Impossível determinar.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.